Ventos fortes arrancam telhados de seis fábricas em Barcelos

Mau tempo já levou ao corte de várias estradas por causa da neve. Há 17 distritos em alerta amarelo.

Fotogaleria
Neve em Castro Laboreiro e Porta de Lamas C.M. Melgaço
Fotogaleria
Um cão uiva durante um forte nevão que caiu na manhã desta sexta-feira na Serra do Montemuro, em Castro Daire Lusa/Nuno André Ferreira
Fotogaleria
Uma viatura limpa-neves procede à limpeza da estrada N321, entre Castro Daire e Cinfães, que esteve cortada devido ao forte nevão que caiu nesta sexta-feira na Serra do Montemuro Lusa/Nuno André Ferreira
Fotogaleria
Vários condutores ficaram retidos nas Portas do Montemuro, depois do forte nevão Lusa/Nuno André Ferreira
Fotogaleria
Um motociclista acompanhado por um cão circula sob o forte nevão pela estrada N321, na aldeia do Picão, na Serra do Montemuro Lusa/Nuno André Ferreira

Os telhados dos pavilhões de seis empresas da zona industrial de Várzea, em Barcelos, “foram arrancados parcialmente devido a ventos fortes” na madrugada desta sexta-feira, disse ao PÚBLICO Rui Araújo, adjunto de comando dos voluntários de Barcelinhos.

Não houve vítimas, mas há “danos materiais avultados”, diz a mesma fonte. Ao todo, foram afectados 12 pavilhões, sete dos quais pertenciam à mesma empresa de tecelagem, a João António Lima Malhas. As empresas estão a trabalhar “quase normalmente” enquanto está a ser feita a remoção de destroços.

No início da tarde, sete pessoas ficaram desalojadas no Bairro São Sebastião, em Campo Maior, na sequência de ventos fortes que arrancaram os telhados de duas habitações no distrito de Portalegre.  

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, não há feridos a registar.

Fonte do município de Campo Maior disse à Lusa que estão a ser desenvolvidas diligências para realojar ainda hoje as sete pessoas.
As operações de socorro mobilizaram seis elementos dos bombeiros de Campo Maior.

Também por causa do vento, nos Açores, seis voos da transportadora aérea SATA foram cancelados, afetando 173 passageiros, disse o porta-voz da companhia à agência LUSA.
António Portugal adiantou à agência Lusa que, devido às condições meteorológicas, foram canceladas as ligações Terceira/Flores/Terceira, com 103 passageiros, Terceira/Graciosa/Terceira, com 39 passageiros e Horta/Corvo/Horta, com 31 passageiros.

Segundo o porta-voz da SATA, os passageiros dos dois voos entre a Terceira e as Flores serão reencaminhados no sábado, enquanto os das ligações Terceira/Graciosa/Terceira deverão seguir viagem hoje à tarde, caso as condições meteorológicas o permitam.
Quanto aos dois voos entre a Horta, no Faial, e a ilha do Corvo, os 31 passageiros serão reencaminhados no sábado, indicou ainda.

Neve interrompe estradas e aulas

Na cidade da Guarda, os alunos regressaram a casa mais cedo, devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil Municipal.

Segundo o vereador Sérgio Costa, do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, os agrupamentos escolares da cidade mais alta do país, após "aconselhamento", decidiram encerrar as escolas mais cedo.

A circulação rodoviária ainda está interrompida em ambos os sentidos no IP4 no Alto de Espinho, entre Vila Real e Amarante, disse ao PÚBLICO fonte da GNR que indica como alternativa a A4 pelo Túnel do Marão.

A queda de neve obrigou hoje ao corte do trânsito no IP4 no Alto de Espinho, entre Vila Real e Amarante, informou à Lusa fonte da GNR.
As restantes principais estradas do distrito estão circuláveis.

"A decisão dos agrupamentos foi encerrar mais cedo e, naturalmente, os transportes foram accionados e, neste momento, está a ser feito o transporte das crianças para as suas casas, quer pelas empresas de transportes, quer pelos transportes escolares a cargo do município", declarou o vereador.

O primeiro agrupamento de escolas a decidir encerrar mais cedo foi o Afonso de Albuquerque e a partir daí “acabou por haver um contágio e está tudo a ser antecipado".

O Serviço Municipal de Protecção Civil mantém nas ruas da cidade oito viaturas para espalhamento de sal.

Em Melgaço, a queda de neve durante a madrugada desta sexta-feira também interferiu com o deslocamento dos alunos para as aulas. O transporte escolar das crianças de manhã, desde Castro Laboreiro até à vila de Melgaço, no Alto Minho, não se realizou esta manhã, informou a Proteção Civil municipal.

Segundo Luís Matos, responsável pela Proteção Civil municipal, "o nevão que caiu durante a madrugada apanhou todos de surpresa uma vez que a previsão apontava para a queda de neve a partir das 15h00". "Os meios já estão no local, mas não fomos a tempo de garantir a circulação do transporte escolar das crianças do primeiro ciclo de Castro Laboreiro para o centro escolar da vila", explicou, em declarações à agência Lusa.

Para a escola foram apenas os alunos transportados por carros particulares. Para o final do dia “está previsto um agravamento das condições meteorológicas, com descida da quota de queda de neve". O regresso dos alunos a casa ainda está a ser planeado. O responsável da protecção civil garante que "nas aldeias de Lamas de Mouro e Cubalhão as estradas estão circuláveis".

Viana do Castelo é um dos 17 distritos portugueses em alerta amarelo.  A possibilidade de neve mantém-se até às 22h, a partir dos 600 a 800 metros.

Também no norte de Viseu, a queda de neve obrigou nesta sexta-feira de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse ao PÚBLICO fonte da GNR.

As estradas foram cortadas por volta das 9h da manhã e até agora a situação ainda se mantém inalterada.  O trânsito não passa na Estrada Nacional 321, nas Portas de Montemuro, entre Cinfães e Castro Daire, e na Estrada Municipal 553 entre Feirão e Resende.

Na Covilhã, as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela também ainda continuam cortadas. Fonte da GNR de montanha disse ao PÚBLICO que ainda não se sabe quando é que a situação vai ficar normalizada, depende “dos meios e da precipitação”.

Os troços Piornos/Torre e Torre/ Lagoa Comprida estão interditos à circulação rodoviária desde as 08h da manhã e os troços Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro encerraram  pouco tempo depois.

Até ao fim do dia desta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que haja 17 distritos em alerta vemelho devido à neve, vento e agitação marítima.

Évora, Portalegre, Santarém, Madeira e a região oriental dos Açores são os únicos locais que não estão em alerta, segundo o IPAM.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar