Portugal coloca dívida a cinco e sete anos a juros superiores aos anteriores leilões

Portugal colocou 1180 milhões de euros em Obrigações do Tesouro, na segunda vez este ano em que foi aos mercados para se financiar a longo prazo.

Foto
Cristina Casalinho preside à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública Nuno Ferreira Santos

Portugal colocou esta terça-feira 1180 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a cinco e sete anos, a taxas de juro superiores em ambos os prazos em relação aos anteriores leilões comparáveis.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a cinco anos foram colocados 630 milhões de euros em OT, com maturidade em 17 de Outubro de 2022, à taxa de juro de 2,753%, mais elevada do que a registada em Novembro, quando foram colocados 700 milhões de euros a uma taxa de 2,1%.

Nas OT a sete anos, com maturidade em 15 de Fevereiro de 2024, o IGCP colocou 550 milhões de euros a uma taxa de juro de 3,668%, também superior à do anterior leilão comparável, realizado em Setembro de 2016, quando foram colocados 500 milhões de euros a 2,817%.

Em Janeiro, a agência liderada por Cristina Casalinho anunciou que espera emitir entre 14 mil milhões a 16 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro ao longo deste ano através de emissões mensais.

Em termos líquidos, a República portuguesa precisa de um financiamento de 12.500 milhões de euros para este ano, num valor que inclui 2700 milhões euros de fundos associados à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que já se encontram financiados.

Sugerir correcção
Ler 79 comentários