Fernando Ulrich deixa presidência executiva do BPI

Pablo Forero assume cargo de CEO. Ulrich passa a presidente não executivo e Artur Santos Silva deixa esse cargo e passa a presidente honorário do banco que fundou.

Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Fernando ulrich Rui Farinha | NFactos

As alterações foram comunicadas esta quarta-feira à tarde, dia em que se soube que os catalães ficaram com 84,5% do capital do BPI na sequência da OPA.

De acordo com um comunicado enviado pelo banco, os dois responsáveis informaram que não pretendiam manter-se nos respectivos cargos no próximo mandato, mantendo-se em funções até ao fim do actual, que está prestes a terminar. As alterações serão efectivadas a 26 de Abril, dia da próxima assembleia geral do banco.

Artur Santos Silva, que fundou o BPI através da SPI, ficará como presidente honorário da instituição financeira, além de presidir a "uma nova comissão do conselho de administração dedicada à responsabilidade social".

Já Fernando Ulrich, que substituiu Artur Santos Silva como presidente executivo em 2004 (era o CEO mais antigo do PSI 20), vai passar a ser o novo presidente do conselho de administração (chairman).

De acordo com o comunicado, a estrutura do conselho de administração será composta por Fernando Ulrich (presidente), Pablo Forero (vice-presidente), e António Lobo Xavier (vice-presidente), seguindo-se depois Alexandre Lucena e Vale, António Farinha de Morais, Carla Bambulo,  Francisco Manuel  Barbeira, Gonzalo Gortázar, Ignacio Alvarez Rendueles, João Oliveira Costa, José Pena do Amaral, Javier Pano, Juan Antonio Alcaraz, Juan Ramon Fuertes, Lluis Vendrell, Pedro Barreto, Tomás Jervell e Vicente Tardio, todos como vogais.

Daqui, emanará a comissão executiva, presidida por Pablo Forero. Ex-JP Morgan, Forero está no Caixabank, onde é director-geral, desde 2009. Ao seu lado ficam José Amaral, Pedro Barreto, João Oliveira Costa, Alexandre Lucena e Vale, António Farinha de Morais, Francisco Manuel Barbeira, Ignacio Alvarez Rendueles e Juan Ramon Fuertes. De saída estão do banco estão dois administradores, Maria Celeste Hagatong e Manuel Ferreira da Silva.