Regulador espanhol multa EDP em 900 mil euros

A multa surge na sequência de uma empresa que foi indevidamente penalizada pela EDP em 2400 euros por ter mudado de operadora.

Foto
José Fernandes

A Comissão espanhola dos Mercados e da Concorrência (CNMC) multou a EDP Energia em 900 mil euros por "infracção grave" dos direitos dos consumidores, ao ter penalizado um cliente que trocou de operadora, dentro das regras previstas legalmente. Segundo uma nota de imprensa publicada na sua página oficial, o regulador do mercado espanhol decidiu aplicar a multa depois de descobrir que este tipo de sanções, por mudança de operador, estão previstas em todos os contratos de baixa tensão de clientes não domésticos da EDP Energia.

A CNMC começou a investigar a eléctrica portuguesa em Setembro de 2014, quando teve conhecimento de que uma empresa tinha sido penalizada com 2400 euros depois de mudar da EDP Energia para outra empresa comercializadora, através da “indemnização segundo contrato de resolução antecipada”.

O cliente, afirma a CNMC, cumpriu o aviso de 15 dias estabelecido na lei para o fim do contrato, pelo que a imposição de uma penalização neste caso constitui "uma infracção grave, punível com 900 mil euros".

O regulador obrigou ainda a EDP Energia a modificar as cláusulas primeira e 16.ª dos contratos de fornecimento de baixa tensão para incluir uma série de condições em caso de rescisão do contrato por parte do utilizador. A EDP Energia tem agora dois meses para interpor recurso.

Sugerir correcção
Comentar