Doping: Três atletas russas pedem estatuto individual para contornar suspensão

A Federação Russa de Atletismo está suspensa de todas as competições internacionais devido a um relatório que denunciou "doping organizado".

Foto
Putin admitiu no país, mas recusou influência do Governo Reuters/GARY HERSHORN

As atletas russas Anzhelika Sidorova, Anastasia Kalina e Yelena Koróbkina solicitaram esta terça-feira o estatuto de individual à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), dada a suspensão da federação russa (FRA) por conivência com um sistema generalizado de doping.

Anzhelika Sidorova é apontada como a sucessora de Yelena Isinbáyeva no salto com vara, após os títulos europeus de 2014 e 2015, de pista e indoor, respectivamente, enquanto Yelena Koróbkina, campeã europeia dos 3000 metros em 2015, e Anastasia Kalina são meio-fundistas.

Em Dezembro de 2016, e já depois de prolongada a suspensão da FRA, a IAAF anunciou a decisão de permitir às russas Yulia Stepanova e Daria Klishina competir como individuais nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta, que decorrem em Março, em Belgrado.

Os atletas russos que solicitarem o estatuto de individual podem competir, desde que submetidos a controlos anti-doping por entidades independentes, mas o presidente da IAAF, Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá competir colectivamente.

Sugerir correcção
Comentar