Mulher raptada em Grândola não chegou a ter medidas de protecção

Vítima apresentara uma queixa por violência doméstica há cerca de um mês, mas foi raptada antes de ser ouvida pelas autoridades.

Foto
Neste caso, suspeito não chegou a ser obrigado a usar pulseira electrónica Dulce Fernandes

A mulher de 37 anos que terá sido raptada pelo ex-companheiro, detido esta sexta-feira enquanto tentaria asfixiá-la, tinha apresentado há cerca de um mês uma queixa por violência doméstica na GNR. Mas não chegou a beneficiar de qualquer medida de protecção.

Segundo fonte do Ministério Público, o titular do processo chegou a fazer um despacho a pedir à GNR para ouvir a queixosa, porque considerava a participação vaga e necessitava de mais pormenores para eventualmente pedir uma medida de coacção para o alegado agressor. Solicitou também à GNR para questionar a vítima sobre se concordaria com a aplicação de uma medida de controlo à distância, para garantir que o suspeito cumpriria uma eventual proibição de afastamento da vítima.

Essa medida implica que a vítima transporte um aparelho, parecido com um telemóvel, que emite um alarme sempre que detecta que o alegado agressor, obrigado a usar uma pulseira electrónica, viola o afastamento a que está obrigado.

Os processos de violência doméstica são considerados urgentes e a lei prevê que logo que tenha conhecimento da denúncia, o Ministério Público “determina ao órgão de polícia criminal, pela via mais expedita, a realização de actos processuais urgentes de aquisição de prova que habilitem, no mais curto período de tempo possível sem exceder as 72 horas, à tomada de medidas de protecção à vítima e à promoção de medidas de coacção relativamente ao arguido”. Contudo, devido ao elevado número de queixas relativas a este crime (em 2015 foram apresentadas 26.815 participações) muitas vezes estes prazos não são cumpridos.

O processo de violência doméstica e o de rapto e tentativa de homicídio foram juntos e entregues à Unidade de Crime Violento do Departamento de Investigação e Acção Penal de Setúbal. Antes estiveram nas mãos do Ministério Público de Grândola.

Esta sexta-feira a Polícia Judiciária esteve a interrogar o suspeito, que será presente este sábado a um juiz de instrução no Palácio da Justiça de Setúbal. Os inspectores estiveram igualmente a ouvir o filho do suspeito, que terá contactado com o pai nestes dias e poderá tê-lo ajudado. As autoridades estão ainda a investigar a possibilidade de o alegado raptor ter tido a colaboração de uma outra pessoa.

A mulher que estava desaparecida desde domingo foi encontrada esta manhã em casa do ex-companheiro, em Grândola. O suspeito, de 39 anos, estaria a tentar asfixiá-la com uma fita de plástico quando as autoridades entraram e o detiveram. Quando equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assistiu a vítima no local o seu estado era crítico. Para chegar à vítima, a Polícia Judiciária teve de arrombar três portas, que estavam trancadas por dentro e bloqueadas com móveis.

A vítima, que tinha mantido uma relação com o suspeito durante cerca de um ano, terá posto fim ao relacionamento há cerca de um mês. Nessa altura, a mulher apresentou uma queixa à GNR por violência doméstica. Mas tal não terá impedido o ex-companheiro de continuar a persegui-la e a enviar mensagens com ameaças.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários