Morreu o inventor da manobra de Heimlich

Médico norte-americano Henry Heimlich tinha 96 anos.

Foto
Heimlich e Patty (à direita), que foi salva pelo médico, este ano Reuters/HANDOUT

O criador da famosa manobra médica que pode salvar alguém de morrer sufocado morreu neste sábado, aos 96 anos. Henry Heimlich, médico norte-americano, criou a manobra de Heimlich em 1974, uma forma de compressão abdominal que permite expulsar o que está a obstruir o canal respiratório.

Em Agosto, meses antes de morrer, o próprio Heimlich aplicou esta técnica com uma mulher de 86 anos que vivia na mesma casa de repouso do médico. "Imediatamente soube que ela estava a sufocar", recordou então o médico, aludindo ao sucedido com Patty Ris, que se engasgou com um bocado de hamburguer.

Antigo cirurgião, Heimlich introduziu esta técnica há 42 anos. Consiste em colocar-se atrás de uma pessoa que esteja a sufocar, abraçá-la na zona do abdómen e comprimir de modo a libertar as vias respiratórias. Muitas pessoas terão sido salvas com esta manobra, incluindo, segundo os livros de história, o antigo Presidente dos EUA, Ronald Reagan, que passou por uma situação delicada ao engasgar-se com um amendoim durante um voo no avião Air Force One, que serve a Presidência dos Estados Unidos.

A BBC avança um número: a vida de mais de 100 mil pessoas terá sido salva com esta manobra, apenas nos EUA, incluindo as da cantora pop Cher, as actrizes Elizabeth Taylor, Goldie Hawn, Carrie Fusher ou Marlene Dietrich, bem como Walter Matthau ou Jack Lemmon. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários