Mário Soares "em situação crítica" e "com prognóstico reservado"

Ex-Presidente internado no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Foto
Mário Soares em Julho, numa homenagem que lhe foi feita a propósito dos 40.º aniversário do I Governo Constitucional enric vives-rubio

O ex-Presidente da República Mário Soares está internado no hospital da Cruz Vermelha "em situação crítica" e "com prognóstico reservado", informou nesta terça-feira à tarde José Barata, porta-voz do hospital.

Mário Soares foi internado de madrugada já "em situação crítica", foi sujeito a "exames de avaliação de vários órgãos e funções" e está "debaixo de intensa vigilância médica, não se verificando alteração ou agravamento da sua situação clínica", acrescentou ainda José Barata.

"O Dr. Mário Soares mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado", diz a nota emitida pelo hospital.

Neste ponto da situação, foi ainda confirmado que Mário Soares "está inconsciente", como já tinha avançado Eduardo Barroso, médico e sobrinho do ex-Presidente.

Ao início da tarde, Eduardo Barroso disse que o tio "não está consciente". "São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher", disse o médico, referindo-se à morte de Maria Barroso em Julho do ano passado.

"E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação", disse ainda Eduardo Barroso, acrescentando que "qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave".

Eduardo Barroso contou ainda que o estado de saúde de Mário Soares há muito que preocupa a família. "A família está muito preocupada há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente", admitiu, lembrando por exemplo a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao tio. "Eu fui preparar essa visita e a reacção dele foi: ‘Mas quem és?", contou o médico.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou Mário Soares no hospital, desejando as melhores ao histórico líder socialista. "Eu acho que todos os portugueses acompanham, não direi com preocupação, mas com carinho - com o carinho que sempre tiveram - sempre o que se passa com os presidentes que marcaram a nossa democracia", disse Marcelo.

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio também falou sobre a situação clínica de Mário Soares, estando a acompanhar a situação "com muita preocupação e com muita solidariedade". "Acho que neste momento deve-se deixar as coisas correr com calma, assistidas por aqueles que estão mais perto, médicos e familiares, e não fazer uma pressão de telefonemas, etc, que sempre me pareceu uma coisa escusada", comentou.

Mário Soares completou 92 anos no passado dia 7 de Dezembro. A sua aparição pública mais recente aconteceu em Setembro, numa homenagem a Maria Barroso no hospital da Cruz Vermelha. Antes, em Julho, esteve também presente numa homenagem que lhe foi feita a propósito dos 40.º aniversário do I Governo Constitucional.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários