Hackers asiáticos atacam o grupo alemão ThyssenKrupp

Acção de espionagem industrial visou um dos maiores grupos metalúrgicos do mundo, peça fundamental da indústria automóvel e militar.

Foto
A sede da ThyssenKrupp em Essen, na Alemanha AFP/PATRIK STOLLARZ

Segredos técnicos e comerciais do grupo alemão ThyssenKrupp foram roubados este ano por piratas informáticos, revelou a companhia germânica nesta quinta-feira.

O grupo, um dos maiores do mundo no sector da metalurgia, e que também produz navios de guerra e fornece a indústria automóvel, afirma que os ataques tiveram origem no Sudeste Asiático e que foram uma acção “altamente organizada e profissional”.

O anúncio é feito agora, mas os ataques terão ocorrido em Fevereiro e foram detectados em Abril. A companhia explica que esperou até conseguir limpar a totalidade dos seus sistemas informáticos antes de falar do caso publicamente. “É importante não deixar que o intruso saiba que foi descoberto”, disse um porta-voz citado pela Reuters.

 A total extensão das acções de espionagem industrial, no entanto, ainda está por apurar. A ThyssenKrupp apresentou uma queixa-crime junto das autoridades do estado alemão da Renânia do Norte-Vestefália.

Não é a primeira vez que o grupo é alvo de uma acção semelhante. Em 2012, a ThyssenKrupp e a EADS, consórcio detentor da Airbus, foram atacadas por hackers chineses, segundo notícias então avançadas pela revista alemã Der Spiegel.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários