Concertos para todos os gostos no Natal multicultural de Lisboa

Entre 1 e 17 de Dezembro, são vários os artistas portugueses e estrangeiros que actuam em diversas igrejas e outros espaços da capital.

José Frade/CML
Foto
José Frade/CML

De 1 a 17 de Dezembro, os festejos de Natal estão de volta a Lisboa com uma série de concertos para toda a família, com artistas nacionais e internacionais, promovidos pela Egeac. Este ano, além de se realizarem em igrejas, como já é hábito, também haverá espectáculos do "Natal em Lisboa" no Cinema São Jorge, no recém-inaugurado Capitólio e no Aeroporto de Lisboa.

O Natal é uma boa altura para descobrir o património religioso de vários pontos de Lisboa, no qual se incluem as igrejas de Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça. Na de São Vicente, por exemplo, actuará o grupo romeno Vivarte, que tocará cânticos de Natal tradicionais da Roménia, assim como clássicos de Mozart ou Schubert.

Mas, além das igrejas, os espectáculos natalícios deste ano também passarão pelo Núcleo de Santo António no Museu de Lisboa, onde os mais novos vão poder construir um presépio em cortiça; pelo Cine-Teatro Capitólio, que vai receber um concerto onde se cruzam o fado, o canto lírico e o piano; pelo Cinema São Jorge, com várias formações da Escola de Música do Conservatório Nacional – Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Mosaico e Coro Geral –; e pelo aeroporto, onde um concerto do Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa dará as boas-vindas a quem aterrar dos vários voos. Nesse concerto, haverá espaço para cantos natalícios nacionais, mas também da Hungria, da Colômbia, da Finlândia, da Argentina ou de Israel.

Programa

O presépio de Santo António

Museu de Lisboa – Santo António, 1, 4, 8, 11 (11h) 17 de Dezembro (15h)

Vivarte

Igreja de São Vicente, 3 de Dezembro (21h30)

Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa

Igreja de São Nicolau, 4 de Dezembro (16h)

Fado Lírico

Cine-Teatro Capitólio, 7 de Dezembro (21h30)
Igreja de Santo Agostinho de Marvila, 16 de Dezembro (21h30)

Os Músicos do Tejo

Igreja de São Roque, 9 dez (21h30)

Escola de Música do Conservatório Nacional

Igreja do Colégio de São João de Brito, 10 de Dezembro (16h)
Cinema São Jorge, 13 de Dezembro (21h30)

Coro Ricercare

Igreja da Graça, 11 de Dezembro (16h)

Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa

Aeroporto de Lisboa (átrio das chegadas), 15 de Dezembro (19h30)

Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa

Igreja de São Domingos, 17 de Dezembro (21h30)