Enric Vives-Rubio
Foto
Enric Vives-Rubio

Lisboa: cinzeiros e porta-beatas sensibilizam fumadores

Em causa está um projecto vencedor do Orçamento Participativo para distribuição de "cinzeirões" e porta-beatas, proposto por uma moradora e que será concretizado em parceria com a iniciativa Portugal Sem Beatas

A Junta de Freguesia de Arroios, Lisboa, anunciou esta quarta-feira que vai distribuir 24 cinzeiros de grandes dimensões e mil porta-beatas individuais nos espaços públicos da freguesia onde se concentram mais fumadores, para os tentar sensibilizar para as questões ambientais.

"As beatas não são biodegradáveis e, por isso, queremos sensibilizar os fumadores para terem comportamentos responsáveis", disse à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins (PS).

Em causa está um projecto vencedor do Orçamento Participativo de Arroios, proposto por uma moradora e que será concretizado em parceria com a iniciativa nacional Portugal Sem Beatas, visando a distribuição de 24 "cinzeirões" (cinzeiros de grandes dimensões) e de mil porta-beatas. "Vamos ter isso em locais onde estão muitos fumadores", apontou Margarida Martins, referindo-se a espaços como o Largo do Intendente, o Jardim Constantino, a Rua Passos Manuel, a praça José Fontana (em frente ao liceu Camões) e junto aos mercados 31 de Janeiro, Forno de Tijolo e de Arroios.

O objectivo é que as pessoas utilizem estes equipamentos e depois "descarreguem as beatas nos contentores", explicou a autarca. Seguidamente, as beatas são recolhidas - de forma selectiva, ou seja, sem se misturarem com o restante lixo - e podem ser reutilizadas. Quando agregadas a outros materiais, as beatas podem ser utilizadas para infra-estruturas como as passadeiras das praias.

Ao mesmo tempo, a Junta de Arroios vai distribuir panfletos informativos em várias línguas, dada a presença de mais de 70 nacionalidades naquela freguesia, assinalou Margarida Martins, falando num investimento total de 5.000 euros. A responsável deu ainda conta de que a preponente do projecto, Joana D'Arc Chouriço, também o candidatou ao Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa, cujas candidaturas terminaram no domingo. Os resultados serão apresentados em breve.

A iniciativa "O Cinzeirão" será apresentada na sexta-feira, às 11h00, na sede da Junta de Freguesia.