Acordo com Mercosul mostrará que UE continua aberta ao mundo, diz Caldeira Cabral

O ministro da Economia afirma que a União Europeia tem de decidir se "será apenas mais um bloco fechado ou se estará aberta ao mundo".

Foto
Martin Henrik

O ministro da Economia português disse esta quarta-feira, num encontro com empresários em São Paulo, no Brasil, que um possível acordo com o Mercosul mostraria que a União Europeia, apesar da saída do Reino Unido, continua aberta ao mundo.

"A União Europeia agora tem que decidir se será apenas mais um bloco fechado ou se estará aberta para o mundo", afirmou Manuel Caldeira Cabral.

Em entrevista à agência Lusa, o ministro lembrou que Portugal já assumiu publicamente o seu apoio à finalização e aprovação do acordo discutido entre os dois blocos continentais há mais de dez anos.

"Este acordo com o Mercosul seria um sinal importante que a União Europeia, daria ao mundo para mostrar que continua a apostar na abertura do comércio. Que continua a ser uma região promotora de um mundo mais aberto", argumenta Caldeira Cabral.

Sobre o processo de saída do Reino Unido, que tem monopolizado a atenção dos líderes e paralisou a negociação com o Mercosul, Caldeira Cabral disse que as dificuldades trazidas pelo "Brexit" não devem paralisar as ambições dos países europeus.

"O facto de haver negociações com o Reino Unido, que são um aspecto muito importante para a União Europeia, não deve impedir, pelo contrário, deve fomentar que se acelerem as negociações com o Mercosul. Devemos mostrar que a União Europeia não está apenas a olhar para suas potenciais perdas, mas está a olhar para os ganhos que podem vir no futuro", concluiu o ministro.

Sugerir correcção
Comentar