Chorar em público no Porto? Este mapa mostra-te os melhores sítios

Criado pela ilustradora Joana Estrela, o “Map for Crying Travellers” compila os dez melhores sítios para momentos tristes de lágrima no olho. Casas de banho e jardins fazem parte da lista

Foto
“Isto que eu fiz para o Porto gostava que existisse em outras cidades para onde já viajei sozinha, diz Joana Estrela DR

A antiga casa de Joana Estrela tinha muita gente: sempre que precisava de fazer um telefonema privado ou sentia vontade de chorar, tinha de sair. As paredes finas limitavam a privacidade e a ilustradora acabava por ter de procurar alternativas. Confessa já ter chorado no Palácio de Cristal e numa das casas de banho do Plano B, um dos muitos bares da Baixa do Porto. Uma lista pensada para um blogue acabou por se transformar num “Map for Crying Travellers”, assim mesmo em inglês para quem visita a cidade.

“À medida que escrevia comecei a achar interessante descobrir quais os melhores sítios públicos para nos sentirmos sozinhos”, conta Joana ao P3. O mapa — azul e branco e impresso em risografia — lista dez sítios com potencial para momentos tristes e de lágrima no olho, espalhados um pouco por todo o Porto, em jeito de “paródia”. Se há “rankings” dos melhores locais para ver o pôr do Sol, por que não de sítios para estar só com os pensamentos?

Ao contrário do que a ilustradora de 26 anos pensava, são portugueses os principais compradores deste mapa. “Compram porque acham piada e se identificam”, acredita, “provavelmente são pessoas que já choraram em público”. “Isto que eu fiz para o Porto gostava que existisse em outras cidades para onde já viajei sozinha.”

Foto
O mapa foi desenhado pela ilustradora e pensado para turistas DR

O topo da lista é ocupado por casas de banho, “os melhores lugares públicos para chorar”, assegura Joana. “São privadas, garantem-te o necessário para assoares o nariz, lavar a cara e ainda uma desculpa para teres estado ausente por tanto tempo (‘Fila gigante!’)”, escreve. A melhor do Porto? A casa de banho do piso de baixo do Plano B. Por ser entre duas pistas de dança, é impossível que alguém ouça um soluço.

Foto
Pode ser comprado online e em dois espaços do Porto

A autora do livro infantil “Mana”, editado pela Planeta Tangeria, sugere ainda as salas do Teatro Nacional de São João (TNSJ). “Normalmente, as pessoas choram no cinema, mas no Porto não há grandes cinemas fora dos centros comerciais”, justifica. “O TNSJ é grande o suficiente para te sentires sozinha e tem uma decoração muito teatral para tornar os problemas ainda mais grandiosos.”

Entre o cemitério do Prado do Repouso e as “escadas escuras” da Rua da Madeira onde se ouvem os comboios da estação de São Bento, há uma escolha insólita. No Traveller Caffé, a dois passos do Coliseu do Porto, a “playlist” costumava ser “bem deprimente”, com direito ao tema do “Titanic” da Celine Dion.

E para quem aprecia soltar umas lágrimas na companhia de animais, Joana sugere “o paraíso dos gatos”, em Vila Nova de Gaia. “Eles são muito selvagens para lhes fazeres festas, mas podes levar-lhes comida”, lê-se na descrição. O “Map for Crying Travellers” está à venda por sete euros a partir do Tumblr de Joana Estrela, na Ó! Galeria e no espaço Circus.

Sugerir correcção
Comentar