Unsplash
Foto
Unsplash

AIESEC abre 3756 vagas para estágios remunerados em 128 países

Jovens recém-licenciados com menos de 30 anos podem candidatar-se a estágios internacionais profissionais com a duração de três a dozes meses

A AIESEC — organização mundial de estudantes universitários — vai recrutar, mais uma vez, um conjunto de jovens para estágios profissionais no estrangeiro. As candidaturas são online, como habitualmente, e realizam-se em qualquer altura do ano.

Para serem elegíveis para estes estágios, os candidatos devem ser recém-licenciados com menos de 30 anos e possuir um bom domínio do inglês — nível igual ou superior a B2.

Neste momento, o Portal de Oportunidades da AIESEC tem 3756 vagas para estágios profissionais com a duração de três a dozes meses, que podem ser cumpridos em qualquer um dos 128 países onde a organização está presente. O prazo de entrega das candidaturas às vagas disponíveis varia consoante o processo de recrutamento das empresas envolvidas no programa.

As áreas de Business Administration (Economia, Gestão, Finanças, Contabilidade), Marketing e Ensino são as que recrutam um maior número de licenciados. “Entre Setembro de 2015 e Setembro de 2016 registaram-se, a nível nacional, 1057 candidatos”, disse ao P3 Miguel Adrego, membro do departamento de Marketing da AIESEC na Faculdade de Economia do Porto. Roménia e Hungria são os principais destinos nas áreas de Business Administration e Marketing e “a área do ensino foca-se essencialmente na região da América Latina e da Ásia”, acrescentou a mesma fonte. 

Segundo Miguel Adrego, “nesta altura do ano, são as oportunidades de estágio profissionais as mais procuradas, uma vez que se trata de uma fase bastante próxima àquela em que os estudantes universitários terminam as suas licenciaturas e mestrados”.

Apoio permanente

Os estágios profissionais são remunerados e cobrem as despesas do candidato durante esse período, variando o valor de acordo com o custo de vida do país escolhido. A AIESEC garante ainda “apoio e acompanhamento permanente aos estagiários”, da procura de oportunidades até ao regresso a Portugal.

Os estudantes podem ainda candidatar-se a estágios em regime de voluntariado (com a duração de seis a oito semanas). Os projectos também estão divididos pelos 128 países onde se encontra a AIESEC e centram-se sobretudo nas áreas de Psicologia, Sociologia, Educação e Acção Social. Indonésia, Eslováquia e Brasil são os países mais procurados.