Vêm aí mapas para encontrar estacionamento e que avisam em caso de obras

O serviço vem já incorporado nos carros e funciona com base em sensores e através do cruzamento de informação em tempo real. Para já será conhecido nos carros da BMW, Audi e Mercedes, mas deverá ser expandido a outras marcas de automóveis.

Foto
O serviço deverá chegar no primeiro semestre de 2017 DR

A Audi, a BMW e a Mercedes estão a trabalhar em sensores que vão permitir encontrar lugares de estacionamento, em tempo real, através de mapeamento digital, com recurso a sensores e câmaras. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela Here, uma empresa detida pelos fabricantes de automóveis alemães, depois de ter sido comprada à Nokia em 2015 por 2800 milhões de euros.

As três marcas alemãs vão também reunir dados sobre condições de tráfego, obras na via, acidentes e potenciais perigos, para além da sinalização rodoviária (como os limites de velocidade, por exemplo). De acordo com o comunicado da empresa, “o objectivo é assegurar que os condutores tenham informações mais precisas e actualizadas, para que consigam tomar melhores decisões de condução”.

Para além de dizer onde é que existe um lugar disponível, o serviço irá ainda disponibilizar informações detalhadas sobre as condições de pagamento do parquímetro, mostrando as opções mais baratas ou gratuitas, por exemplo. Os dados recolhidos irão mostrar aos condutores onde é (ou não) possível estacionar, nos dois lados da estrada, a disponibilidade de lugares e os horários, baseando ainda as escolhas no histórico de opções associadas ao carro.

Edzard Overbeek, CEO da empresa, acredita que os serviços resultantes das parcerias entre empresas de tecnologia e a indústria automóvel “irão elevar a experiência de condução”.

O serviço deverá ser disponibilizado para qualquer cliente, dentro e fora da indústria automóvel, durante o primeiro semestre de 2017. A empresa avança que posteriormente outras marcas serão associadas ao serviço.

A empresa garante que a privacidade dos clientes é mantida e que a localização dos utilizadores não será partilhada.

Sugerir correcção
Comentar