CDS-PP pede "prudência" à Câmara de Lisboa no caso da Segunda Circular

O partido apresenta esta quinta-feira uma moção na qual sugere uma suspensão da obra em vez da sua anulação, para evitar indemnizações.

Foto
João Gonçalves Pereira tem sido uma das vozes críticas do processo de anulação das obras da Segunda Circular Nuno Ferreira Santos/Arquivo

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa apresenta na quinta-feira, em reunião privada, uma moção "pela prudência no processo da Segunda Circular", na qual sugere uma suspensão da obra em vez da anulação, de forma a evitar "avultadas indemnizações". No documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o vereador João Gonçalves Pereira defende que, "em face do elevado risco em que incorre a Câmara Municipal de Lisboa de pagamento de avultadas indemnizações aos vários concorrentes, deve ser ponderada a suspensão e não a anulação da empreitada".

Segundo o autarca, isso poderá evitar "decisões lesivas do interesse público que se venham a revelar abaixo dos elevados padrões de rigor e exigência que devem guiar as decisões públicas".

Ao mesmo tempo, Gonçalves Pereira entende que, "sendo o valor da transparência e legalidade a primeira responsabilidade de qualquer decisor público, deverá ser facultada de imediato, a todas as forças partidárias", documentação referente ao processo.

A Câmara Municipal de Lisboa anulou o concurso para a requalificação da Segunda Circular e abriu um inquérito para averiguar a existência de eventuais "conflitos de interesses" por parte de um projectista, anunciou no início do mês o presidente da autarquia.

Fernando Medina afirmou, na ocasião, que "estas decisões resultam de o júri do concurso ter detectado indícios de conflitos de interesses, pelo facto de o autor do projecto de pavimentos ser também fabricante e comercializador de um dos componentes utilizados" na mistura betuminosa.

A decisão, que visa a não adjudicação da obra, também suspende "a empreitada já em curso relativa à intervenção na Segunda Circular, no troço entre o nó do RALIS e a Avenida de Berlim", iniciada a 4 de Julho, já que "a equipa [envolvida] é a mesma", acrescentou.

Em declarações à Lusa, o centrista João Gonçalves Pereira frisou que "a prudência da suspensão [por si pedida] é para que o município possa solicitar esclarecimentos urgentes e cabais à empresa sobre os eventuais conflitos de interesse". "E para que possa, simultaneamente, proceder a uma consulta nacional e internacional relativamente à solução técnica colocada em causa", sublinhou.

O relatório do júri do concurso, a que a Lusa teve acesso, indica que "a coincidência entre o projectista e a fabricação/e ou comercialização" da mistura betuminosa que seria utilizada no pavimento levou os técnicos camarários a "acreditar estar na presença de um verdadeiro conflito de interesses".

O documento, datado de 26 de agosto, adianta que a denúncia foi feita por outra empresa concorrente, que alegou uma violação do artigo do código dos contratos públicos.

Contactado pela Lusa, o vereador do PCP João Bernardino referiu que o partido não vai apresentar qualquer documento na reunião privada.
"O que nós necessitamos agora é de mais esclarecimentos em relação à actuação do júri e é isso que vamos pedir amanhã [quinta-feira]", assinalou o comunista.

O PSD também não vai "tomar nenhuma iniciativa formal", disse à Lusa o social-democrata António Prôa. Vai, contudo, "reiterar a exigência feita ao senhor presidente na prestação de informação sobre todos os procedimentos", bem como demonstrar o seu descontentamento por Fernando Medina "recusar ser transparente" com a oposição, apontou Prôa.

Depois de muita contestação, a Câmara de Lisboa avançou no início de Julho com a primeira fase das obras de requalificação da Segunda Circular, entre o troço do nó do Regimento de Artilharia de Lisboa e a Avenida de Berlim. A obra deveria terminar no início de Outubro e, depois destes trabalhos, orçados em 750 mil euros, deveria iniciar-se a segunda empreitada, avaliada em 9,5 milhões, nos cerca de dez quilómetros entre o nó da Buraca e o aeroporto.

O projecto previa a requalificação da via, através da renovação do piso, substituição da iluminação pública e reparação do sistema de drenagem.
Visava ainda a arborização e ampliação do separador central, renovação da sinalética, criação de um sistema de retenção de veículos e introdução de guardas de segurança.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários