Cate Blanchett, Kit Harington e Neil Gaiman em vídeo-poema pelos refugiados

ACNUR lembra urgência do problema com leitura de versos sobre o que se leva de casa quando se perde tudo.

Foto
Cate Blanchett é a protagonista de uma de homenagem aos refugiados. Danny Moloshok

Cate Blanchett é a protagonista de um vídeo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgado na semana passada que visa a sensiblização da população para a crise dos refugiados.

What They Took With Them é o nome do vídeo, que consiste na leitura de um poema de Jenifer Toksvig. Além de Cate Blanchett, actores como Keira Knightley, Stanley Tucci, Jesse Eisenberg e Kit Harington lêem o poema que foi inspirado pelas histórias de quem teve que deixar a sua casa e das coisas que conseguiu levar consigo. O escritor Neil Gaiman, e os actores Juliet Stevenson, Peter Capaldi, Chiwetel Ejiofor e Douglas Booth completam o elenco do vídeo.

“O ritmo e as palavras do poema reflectem o caos e o terror de abandonar a [nossa] casa, levar o que é possível e fugir em busca de segurança. Para mim, a imagem mais impressionante deste poema é a de quem leva consigo as chaves de casa. As pessoas levam-nas porque mesmo fugindo querem regressar”, disse Cate Blanchet numa entrevista em streaming no Facebook. A actriz espera que o vídeo chame a atenção para os 65 milhões de refugiados que existem pelo mundo inteiro.

O vídeo foi lançado dia 8 de Setembro no Facebook do ACNUR para promover a petição With Refugees (aqui em português).