PS vai gastar quase um milhão de euros nas eleições açorianas

O Bloco de Esquerda Açores contestou o orçamento socialista, que classifica de "astronómico".

Foto
Eleições dos açores vão custar quase 1,9 milhões de euros Adirano Miranda

A Entidade de Contas e Financiamentos Políticos divulgou hoje os valores dos orçamentos de campanha de vários partidos para as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que terão lugar no próximo dia 16 de Outubro. O orçamento mais elevado cabe ao Partido Socialista, que irá gastar perto de um milhão de euros. Por contraste, o Movimento Alternativa Socialista (MAS) irá gastar apenas 500 euros.

São 13 as forças políticas a apresentar-se às legislativas açorianas. O PS, que lidera actualmente o governo e tem 31 deputados na assembleia regional, num total de 57 assentos, ultrapassa em mais do dobro no orçamento de campanha do PSD, principal partido da oposição (com 20 deputados eleitos). Os socialistas irão gastar cerca de 993.000 euros até às eleições, enquanto que os sociais-democratas orçamentaram a sua campanha em 450.000 euros.

PÚBLICO -
Aumentar

Ao PÚBLICO, o director de campanha do Bloco de Esquerda Açores, Fabian Figueiredo, assume que o valor que o PS pretende despender é "astronómico" quando comparado com o dos bloquistas, que totaliza 52.800 euros. "Achamos que é imoral e um sinal errado despender tanto dinheiro", declarou o bloquista, que não vê necessidade em gastar tanto dinheiro "para fazer valer as propostas". "O Bloco irá fazer campanha intensa em todas as ilhas e propõe-se fazê-lo com 52.000 euros", acrescentou ainda. Alertando para os efeitos da crise económica nos açorianos e para os problemas que ainda assolam a região, como o reduzido rendimento dos pescadores ou a taxa de iliteracia, Figueiredo criticou o gasto de valores tão elevados como o do PS e do PSD.

O Bloco de Esquerda Açores foi o primeiro partido a emitir um comentário sobre os valores das campanhas, afirmando na sua página do Facebook que de "entre as principais candidaturas, a do Bloco tem de longe o orçamento de campanha mais reduzido." A publicação em questão surgiu com o propósito de apelar ao voto no BE, acrescentando que "ideias fortes não custam dinheiro".

O terceiro e quarto valores mais elevados constam dos orçamentos do CDS-PP(180.000 euros) e da CDU (115.000 euros). Os valores mais baixos disponíveis para campanha são os do MAS e do LIVRE, de 500 euros e 1100 euros, respectivamente.

As eleições legislativas desta região compreendem nove círculos eleitorais (correspondentes às nove ilhas) e um círculo de compensação.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários