Mário Ferreira compra antiga Real Companhia Velha, em Gaia

Investimento previsto para o local, que deverá transformar-se em hotel e zona comercial, com parque de estacionamento, situa-se entre os 17 e os 20 milhões de euros.

Foto
A empresa Douro Azul foi a única a apresentar-se à hasta pública Rui Farinha/nfactos

A Mystic Invest, do universo Douro Azul, comprou as antigas instalações da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, para instalar ali um hotel de “gama alta”. A empresa de Mário Ferreira foi a única a apresentar-se à hasta pública promovida pela Câmara de Gaia, oferecendo cinco milhões de euros acima dos 3,640 milhões que eram o valor base de licitação.

Citado pela Lusa, o vice-presidente do grupo Douro Azul, Manuel Marques, confirmou que a intenção de instalar no local um hotel de “quatro a cinco estrelas”, com 110 a 120 quartos, salas de reuniões e restaurantes. O projecto inclui ainda um parque de estacionamento para cerca de 200 carros, que deverá estar operacional em Outubro. Já o hotel tem a data de abertura programada para o próximo ano, segundo a mesma fonte. "É um projecto virado para a cidade e para o potencial de negócio que a cidade apresenta, mas também muito virado para o turista e para as pessoas que vivem ali à volta", disse o vice-presidente da Douro Azul. O investimento previsto situa-se entre os 17 e os 20 milhões de euros, mais o valor pago pelo espaço, acrescentou.

O empreendimento agora adquirido pela Douro Azul tinha como condicionante a obrigatoriedade de instalar ali um Centro Cultural, com valências distintas que passavam por um hotel, SPA, galeria comercial, um espaço de arte e estacionamento. A proposta de levar a estrutura a hasta pública foi votada pela Câmara de Gaia em Maio e o documento que formalizava essa decisão indicava que o objectivo passava por “impulsionar o desenvolvimento do projecto e toda a zona da ‘Ribeira de Gaia’”.

Manuel Marques admitiu aos jornalistas que o projecto para este espaço poderá contar com a participação de um grupo hoteleiro, mas não quis adiantar qual, vincando apenas que o investimento será nacional. O responsável da Douro Azul frisou que este investimento está na “linha de aposta da Douro Azul” em Gaia, uma vez que, disse, “o grupo reconhece o potencial do concelho e da zona”. "Claramente é um reforço da posição do grupo e aposta num concelho e numa cidade em que está seriamente apostado em desenvolver turisticamente", disse o vice-presidente da Douro Azul, que falava aos jornalistas após a hasta pública.

O vice-presidente da Douro Azul saudou ainda o bom momento turístico da região, mas defendeu que é preciso “estratégia”. “É importante que essa euforia seja acompanhada de algum bom senso e de uma estratégia condizente para que o turista e o habitante da cidade consigam sentir-se no espaço bem acolhidos. Não acreditamos em messias. O que está a acontecer é fruto do bom trabalho da Área Metropolitana e da região e de quem cá está há muitos anos”.

Mário Ferreira viu, recentemente, a Direcção Regional de Cultura do Norte chumbar a primeira versão do projecto de arquitectura para um outro hotel que a Douro Azul queria instalar em Gaia, na zona da escarpa, na antiga Cerâmica do Sr. do Além. O empresário tem também a decorrer a construção do Hotel Monumental, na Avenida dos Aliados, no Porto, cuja abertura está prevista para Maio de 2017.

Sugerir correcção
Comentar