Exposição da British Library assinala 20 anos de Harry Potter em 2017

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado pela primeira vez em 1997 e é agora o mote para a exposição que decorrerá entre 20 de Outubro de 2017 e 28 de Fevereiro de 2018, em Londres.

Foto
JACK GUEZ/AFP

Diz-se que J.K. Rowling terá escrito o primeiro rascunho das histórias de Harry Potter num guardanapo durante uma viagem de comboio entre Manchester e Londres em 1990. Sete anos depois, a 26 de Junho de 1997, era publicado Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga sobre o feiticeiro mais famoso do mundo. Passadas duas décadas, a British Library junta-se à autora e à editora Bloomsbury para uma exposição que vai estar patente entre 20 de Outubro de 2017 e 28 de Fevereiro de 2018.

Localizada estrategicamente perto da estação de comboios de St Pancras (no filme, King’s Cross, onde a mágica viagem para Hogwarts começa na Plataforma 9 ¾), a British Library vai apresentar material original dos arquivos da própria J.K. Rowling e da Bloomsbury, assim como livros de feitiçaria, manuscritos e objectos do acervo da biblioteca. A exposição vai permitir ao público conhecer a história da magia em todo o mundo através de documentos com vários séculos contendo descrições medievais de dragões e grifos, assim como as origens da pedra filosofal.

“Estamos entusiasmados por estar a trabalhar com J.K. Rowling e a Bloomsbury para marcar o 20.º aniversário de Harry Potter e inspirar os fãs com a magia da nossa própria colecção”, disse o curador Jamie Andrews, também coordenador do departamento de Cultura e Aprendizagem da British Library, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Esta é a primeira vez que a British Library organiza uma exposição inspirada por uma série de livros de um escritor vivo. “A British Library é um sítio mágico para os amantes de livros e o parceiro ideal para esta exposição que explora um fenómeno cultural único”, afirmou Rebecca McNally, directora da Bloomsbury Children’s Books.

Há 20 anos, Harry Potter e a Pedra Filosofal teve uma primeira impressão de apenas 500 exemplares. Entretanto, a saga já vendeu mais de 450 milhões de livros em todo o mundo.

Apesar de ainda pouco ter desvendado sobre a exposição do próximo ano, a editora vai marcar a data com vários eventos, competições e o lançamento de quatro edições temáticas do livro com os símbolos das casas de Hogwarts (Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin) nas capas exteriores, assim como conteúdos extra.

Harry Potter and the Cursed Child, a peça de teatro que retoma a história das personagens na vida adulta, está actualmente em palco no Palace Theatre, em Londres. O livro foi publicado a 31 de Julho e vendeu mais de 680 mil exemplares no Reino Unido só nos primeiros três dias.