Plano de Emergência do Porto accionado pela primeira vez

Mais de 400 bombeiros estão no terreno.

Foto
Diogo Baptista/Arquivo

O Plano Distrital de Emergência (PDE) está hoje accionado no distrito do Porto, onde pelas 8h30 estavam em curso 27 incêndios rurais, combatidos por 446 homens e 140 meios terrestres, segundo a Protecção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o PDE, que está em vigor desde as 0h15 horas, mantém-se esta manhã activo, numa altura em que a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), actualizada às 8h30, indicava o Porto como o distrito com mais incêndios rurais “em aberto” – 27 ocorrências, umas “em curso”, outras “em resolução” ou “em conclusão”.

O PDE do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, nunca tinha sido accionado antes.

A ANPC identifica o fogo “em curso” numa zona de mato de Várzea, Marco de Canaveses, como o que maior número de meios mobiliza no distrito do Porto: 25 homens e sete viaturas.

Para além do concelho de Marco de Canaveses, a ANPC inclui na lista de ocorrências relacionadas com incêndios rurais os concelhos de Penafiel, Paços de Ferreira, Paredes, Amarante, Lousada, Felgueiras, Baião e Santo Tirso.

Nenhum destes fogos está assinalado pela ANPC nos destaques referentes às “ocorrências importantes”, designação atribuída a incêndios rurais “de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos”.

Nessa lista de “ocorrências importantes” estão indicados cinco fogos, nos concelhos de Águeda e Arouca, ambos em Aveiro, e nos de Barcelos, Braga, de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e de Trancoso, Guarda.

A Comissão Distrital de Operações de Socorro é composta pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, forças policiais, representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários