Conhecido primeiro trailer de Dunkirk, de Christopher Nolan

Depois de Interstellar, o realizador britânico regressa com um filme de guerra. Dunkirk conta a história da evacuação de 300 mil soldados aliados cercados pelas tropas nazis, no início da II Guerra Mundial

Foto
A evacuação de 300 mil soldados aliados da praia de Dunkerque foi um episódio fundamental no rumo da II Guerra Mundial DR

300 mil soldados, maioritariamente britânicos, mas também franceses e belgas, cercados pela máquina de guerra alemã que invadira uma França impotente para travar o Blitzkrieg. É um dos episódios mais célebres da Segunda Guerra Mundial. Tratou-se de uma retirada, mas, naquele caso, representou uma vitória para os Aliados. Aconteceu em Dunquerque, na costa norte de França, entre 26 de Maio e 4 de Junho de 1940. Em Julho de 2017, descobriremos que filme fez Christopher Nolan da evacuação a que chamaram “o milagre de Dunquerque”. O trailer chegou agora.

Será o primeiro filme do realizador britânico desde Interstellar (2014). Ou seja, o cineasta que assinou Insomnia ou a trilogia Cavaleiro das Trevas passa da ficção científica para o drama histórico/filme de guerra. Dunkirk conta com Tom Hardy, Kenneth Brannagh ou James D’Arcy como protagonistas. Será também o filme que marca a estreia como actor de Harry Styles, vocalista dos One Direction.

No curto trailer vemos o mar que banha a praia, cenário tornado tenso pelo som do tique-taque de um relógio. Vemos um grupo de soldados em fuga numa lancha apinhada. Ouve-se o ruído crescente de um avião que se aproxima e os olhares intrigados, primeiro, assustados, depois, que os soldados lançam aos céus. Ficamos em suspenso.

Ao salvar centenas de milhares de soldados, a Operação Dínamo foi fundamental para assegurar a resistência britânica à Alemanha nazi, o que se revelaria fundamental para viragem do rumo da II Guerra Mundial em favor dos Aliados.

Sugerir correcção
Comentar