Magafest 2016: música na intimidade de um palácio

Tó Trips & João Doce, Carlos Bica & Jim Black, Alek Rein e Selma Uamusse são alguns dos nomes de um festival com génese nos concertos caseiros das Maga Sessions

Foto
Tó Trips & João Doce tocarão no Palácio Sinel de Cordes a música registada no álbum Sumba DR Rastilho Records

Concertos intimistas no sentido mais verdadeiro da expressão. Assim nasceram e se foram implantando as Maga Sessions. O conceito é muito simples: uma casa e um músico ou uma banda a tocar numa das suas divisões, ali tão perto do público, em ambiente informal. Desde 2012 que Inês Magalhães, a dona da casa no Saldanha, em Lisboa, serve de anfitriã aos concertos. Em 2014, as sessões transformaram-se em festival, saindo da casa de Inês para a Casa Independente. A dose foi repetida em 2015 e, em 2016, muda-se o local, mantém-se o conceito.

Dia 10 Setembro, o Palácio Sinel de Cordes acolhe, entre as 18h e as 22h, Tó Trips & João Doce, guitarrista e percussionista reunidos no álbum Sumba, a expressividade e a voz imponente de Selma Uamusse ou os Norman, a banda de três Lobos (Norberto, Manuel e João). No palácio que é sede da Trienal de Arquitectura, ouvir-se-á música no terraço, como será obrigatório em dias (espera-se) de calor e céu azul, mas também nos salões do edifício – digamos que será um alargamento do intimismo original das sessões.

Além dos nomes já citados, compõem o cartaz a dupla Carlos Bica & Jim Black (de contrabaixista extraordinário para baterista extraordinário), Alek Rein, que tem marcado para Setembro o lançamento do seu muito aguardado álbum a solo, as Sopa de Pedra e suas polifonias (bem) arrancadas à música tradicional, e as canções de discreta melancolia de Madalena Palmeirim.

Estarão ainda representadas no espaço editoras independentes como a Abysmo. O ambiente sonoro por todo o palácio será assegurado pelos Tra$h Converters. Os bilhetes custam 20 euros.

Sugerir correcção
Comentar