Abbott Laboratórios condenada a pagar coima de três milhões por concertar preços

Tribunal da Concorrência de Santarém rejeitou recursos no processo por concertação de preços.

Foto
António Ferreira Gomes, presidente da Autoridade da Concorrência. Enric Vives-Rubio

O Tribunal da Concorrência rejeitou os recursos da Abbott Laboratórios, obrigando a farmacêutica a pagar uma coima de três milhões de euros por concertação de preços em concursos públicos.

De acordo com o comunicado da Autoridade da Concorrência (AdC) divulgado nesta segunda-feira, a decisão do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão foi tomada a 11 de Maio põe fim ao processo que envolvia mais três farmacêuticas.

Em causa estava um processo de concertação de preços em concursos públicos, que decorreram entre 2001 e 2004, para o fornecimento de tiras reagentes para medição de glicose no sangue. Estas práticas concertadas, lembra a AdC no comunicado, “tinham também como objectivo influenciar a base de negociação do preço fixado entre o Estado e as farmacêuticas para a venda daquele produto ao público”.

Em 2008, a AdC condenou as quatro farmacêuticas (Abbott Laboratórios, Bayer, Menarini Diagnósticos e Johnson&Johnson) a pagar uma coima de três milhões de euros cada.

A Bayer acatou a decisão e efectuou o pagamento da coima, enquanto as restantes empresas impugnaram a decisão, recorrendo ao Tribunal de Comércio de Lisboa e, posteriormente, ao Tribunal da Relação de Lisboa.

Até à decisão do Tribunal da Concorrência foram proferidas mais de 20 decisões judiciais resultantes dos inúmeros incidentes processuais ocorridos, designadamente na sequência de recursos interpostos pela Abbott Laboratórios para o Tribunal da Relação de Lisboa e para o Tribunal Constitucional.

“A decisão agora proferida põe definitivamente termo ao processo”, refere a AdC, que é presidida por António Ferreira Gomes.

Sugerir correcção
Comentar