Reino Unido vai ter notas de plástico

Primeira emissão vai estar em circulação em Setembro. Novas notas duram mais, são mais seguras e mantêm-se mais limpas

Foto
POOL New/Reuters

O Reino Unido vai colocar em circulação em 13 de Setembro a sua primeira emissão de notas de plástico, anunciou o Banco de Inglaterra.

O desenho das novas notas, de cinco libras, será uma homenagem ao estadista britânico Winston Churchill. O rosto do antigo primeiro-ministro vai decorar o reverso das notas de plástico, que no verso terão o tradicional retrato da rainha Isabel II e uma imagem da torre Big Ben, um dos monumentos mais emblemáticos de Londres.

A sessão de apresentação da emissão em plástico aconteceu esta quinta-feira no Palácio de Blenheim, local de nascimento de Winston Churchill e foi presidida pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney. A nova nota vai ter uma dimensão 15% menor do que a actual e, segundo o Banco de Inglaterra, vai durar mais do dobro das notas fabricadas com papel e algodão, vai manter-se mais limpa e incluirá novos elementos de segurança, que tornarão mais difícil a falsificação.

"A nova 'fiver' (nota de cinco libras) vai comemorar os sucessos do único primeiro-ministro britânico que ganhou o Prémio Nobel da Literatura (em 1953) e um dos maiores homens de Estado de todos os tempos, Winston Churchill", afirmou Mark Carney. Carney sustentou que as notas são um "repositório da memória colectiva do Reino Unido".

Sugerir correcção
Comentar