A “mulher mais poderosa do mundo de língua chinesa” quer a paz, não a guerra

A nova Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, quer reduzir a dependência do país em relação a Pequim. No discurso de posse, nunca usou a palavra "consenso" e pediu ao poderoso vizinho para pôr de lado "a bagagem histórica e encetar um diálogo positivo".

Foto
Tsai Ing-wen tomou posse como Presidente de Taiwan Tyrone Siu/Reuters

Ao fim dos trinta minutos mais esperados da História recente de Taiwan, Andrew, Lin e o jovem voluntário tinham ouvido da boca da nova Presidente da República da China, Tsai Ing-wen, coisas diferentes, apesar de os três se encontrarem na mesma praça improvisada para uma cerimónia de posse que culminou no discurso inaugural.

“Foi ‘não controversa’. É difícil pegar num ponto, centrou-se nas coisas com que as pessoas dificilmente não concordam, a economia, por exemplo”, concluía Andrew, o americano em Taipé, acerca da mulher que protagonizou uma dupla vitória histórica e esmagadora em Janeiro passado. Chegou não só a primeira mulher Presidente de Taiwan, como levou o Partido Democrata Progressista a conquistar também pela primeira vez a maioria absoluta do Parlamento.

Lin, a estudante de jornalismo, esperara palavras mais directas para a China. A pressão desta tem crescido nos últimos meses para Tsai aceitar publicamente o princípio de “uma China”, no âmbito do chamado consenso de 1992 entre os dois países. “Não disse não nem sim. Usou outras palavras, mas falou do assunto à mesma... Não era isto que a China estava à espera”. Lin ficou convencida que a nova líder quisera sobretudo falar “para os taiwaneses”, para “a economia, os jovens”. O jovem voluntário, que pediu para continuar anónimo, sorria enquanto procurava a sombra de uma árvore depois de quase três horas em serviço sob uma canícula húmida de sudeste asiático. “Gostei muito de ouvir. Falou do povo”.

Na praça estiveram milhares de convidados oficiais e não oficiais de outras nações (22 delegações de países com relações diplomáticas e mais de uma centena com representação económica), nacionais e locais que ocuparam as bancadas e as ruas da avenida do palácio presidencial. Pode ter-lhes acontecido o mesmo: terem ouvido coisas diferentes. Sobre Tsai Ing-wen escreveu-se nos últimos meses que é inflexível, pragmática e enigmática, enquanto líder de um partido independentista (Partido Democrata Progressista) não só não fala em independência como levou o PDP a moderar o tom.

“A mulher mais poderosa no mundo de língua chinesa”, define-a a CNN, falou para “as pessoas” de que Andrew falava, para os 86% da população que prefere manter o status quo das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. É uma importante parte do eleitorado que não quer mudanças com medo de uma possível instabilidade com a China, o tema pelo qual todos esperavam no seu discurso.

À ameaça de Pequim de que o novo governo de Taiwan será o único responsável por qualquer crise que venha a ocorrer entre os dois lados do Estreito, Tsai Ing-wen respondeu que os dois governos “devem largar a bagagem da História e encetar um diálogo positivo” e “trabalhar para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”. “Seremos acérrimos guardiões da paz, de participação activa e nunca ausente. Trabalharemos para manter a paz e a estabilidade nas relações entre os dois lados”, foi a promessa.

1600 mísseis apontados

A nova Presidente da República da China referiu que as “conversações” de 1992 são um facto histórico que permitiu “entendimento”, mas não usou nunca no seu discurso a palavra “consenso” que Pequim exigia. Referiu-se ao “facto histórico”, de quando ambos “puseram de parte as diferenças e procuraram pontos comuns”. E invocou mais três elementos-chave para o entendimento mútuo: a “vigência de uma ordem constitucional na República da China (Taiwan)”, os “resultados de vinte anos de negociações e interacções entre os dois lados do Estreito” e o “princípio democrático e prevalência da vontade do povo de Taiwan”. Por 23 vezes mencionou a democracia no seu discurso.

Desde o início da década de 1990, a ilha, com 23 milhões de habitantes e menos de metade da área de Portugal, encetou um processo de democratização e é considerada uma referência para a região asiática. A China vê-a como província e promete o uso da força, caso declare independência, com 1600 mísseis sempre apontados para ela.

Para dentro, para o “povo” - ao qual se referiu 27 vezes -, Tsai falou de reformas sociais e económicas urgentes. E foi ao falar de reformas que recebeu o maior aplauso, vindo do mar de cabeças protegidas por chapelinhos de sarja branca dados à entrada a todos os convidados, já a Sheng Xiang Band tinha cantado “Formosa, vai, vai, vai” e as escolas e associações tinham feito do “Orgulho de Taiwan” e da “Marcha da Democracia Taiwanesa” uma exaltação coreografada da identidade histórica da ilha. No palco, a história começou com a chegada dos portugueses a Taiwan e o seu baptismo como Formosa.

Entre mais de uma dezena de grupos sociais para os quais quer lançar reformas, assume que os jovens, cujos votos foram decisivos para a sua eleição, são uma prioridade. Apontou os seus baixos salários e a dificuldade de assim se reter talento. “Quando os jovens não têm futuro, um país não tem futuro”, referiu. Mas também falou da eminente falência do sistema de pensões, da necessidade de mudança de um sistema de educação “rígido”, de um “inadequado” sistema de cuidados continuados para os idosos, da falta de uma rede de cuidados infantis que estimule a natalidade, da reforma do sistema judicial no qual “o povo perdeu a confiança”.

Quando chegou à economia e à situação orçamental “nada optimista”, Tsai defendeu um “novo modelo de desenvolvimento económico” que dependa menos da China, da “sobredependência de um único mercado”, e  se alargue ao resto da Ásia, através de acordos comerciais regionais.

A China é o seu principal destino das exportações (mais de 40%) e do investimento. Depois de anos de grande crescimento, a economia do território sofre com a desaceleração da economia mundial, liderada pela própria China. No ano passado, praticamente estagnou em 1% e as perspectivas agora revistas em baixa não são optimistas.

“As exportações e a procura interna serão os motores do crescimento”, é a fórmula de Tsai para um país que herda uma crise e procura uma saída. Os patrões já se tinham antecipado a este plano. Na quarta-feira, pela boca de um dos seus representantes, Hsieh Chin-ho, recomendaram vivamente à nova Presidente que não tente pôr o país a exportar mais – “nenhuma economia no mundo está a conseguir fazê-lo neste momento” – mas que melhore as condições de atracção do investimento nacional, nomeadamente a redução do imposto sobre os lucros. “O que acontece é que quando são tão diferentes entre estrangeiros (20%) e taiwaneses (45%), estes preferem pôr o dinheiro além-fronteiras”.

A revista The Economist avisava recentemente que, ao procurar novos mercados no sudeste asiático como uma extensão do seu mercado doméstico natural, através de acordos como o da Parceria do Transpacífico – um tratado congénere do que os EUA estão a negociar com a União Europeia –, Tsai tem também de se preparar para a contestação social. A abertura às importações de produtos agrícolas e, especialmente, de porco dos EUA, são as grandes preocupações.

Os EUA, o grande aliado de Taiwan, especialmente na segurança do território, terão gostado do discurso. Poucas horas depois, a imprensa local noticiava que a Administração norte-americana se “congratulava com a transição pacífica de poder” e com “mais uma etapa de desenvolvimento da democracia de Taiwan”.

Tsai Ing-wen, que não descende de uma dinastia de políticos e é uma académica convertida à política, é ainda considerada uma negociadora nata que se destacou nas negociações para a entrada de Taiwan à Organização Mundial do Comércio. Na política doméstica ou externa não lhe faltam desafios de negociação.

China, uma pressão a crescer

Pequim tem feito subir o nível de tensão em relação a Taipé, desde o ano passado, quando as sondagens deixaram claro que a ex-professora de Direito, líder do independentista PDP – menos amigo da China do que o Kuomitang de Ma Ying-jeou, então Presidente –, iria ganhar com vantagem as eleições. Se o objectivo era inverter o curso eleitoral que estava à vista, dizem analistas, o resultado foi o oposto.

Os pequenos negócios que têm florescido com o turismo chinês queixam-se do seu recente declínio. A abertura da China ao mercado taiwanês foi um dos frutos da aproximação dos dois países durante os dois mandatos do antecessor de Tsai. Na quarta-feira passada, o vice-ministro dos Transportes e das Comunicações, Wu Men-feng, previu numa audição do comité legislativo das Finanças que o número de visitantes chineses cairá 30% em 2015, ou seja, menos 1,2 milhões face ao ano passado. Operadores turísticos disseram à Reuters ter-lhes sido comunicado que deviam restringir o número de chineses que enviam para Taiwan, enquanto Pequim alega problemas técnicos em algumas províncias, com esgotamento de formulários.

A força de Pequim sente-se também no espaço internacional. Convenceu a Organização Mundial de Saúde a condicionar a participação de Taiwan na assembleia anual, em Genebra, que se realiza esta semana, ao reconhecimento de que há só “uma China”. Taiwan queixou-se de “interferência política”. O estatuto foi concedido a a Taiwan em 2009, no tempo do Presidente Ma, no pressuposto, como o próprio admite, de que Taiwan aceitava o princípio de essa mesma “uma China”.

Não tendo assento na ONU, Taiwan está ainda a tentar resolver o diferendo da ilha Taiping, crucial no mar do Sul da China, tentando convencer os juízes do tribunal arbitral do direito marítimo internacional, em Haia, a irem visitar a ilha antes de decidirem. “Não queremos mandar nas ilhas, se Taiping for declarada rocha, Pequim alargará a sua zona económica exclusiva. Queremos uma gestão conjunta dos recursos marinhos e energéticos do mar”, afirmou um diplomata taiwanês de longa carreira no Ocidente.

Na lista de incidentes de Pequim, está também a acusação e extradição à força de um grupo de taiwaneses do Quénia e da Malásia que acusa de fraude em telecomunicações, e o restabelecimento de laços diplomáticos com a Gâmbia, antigo aliado de Taiwan em África.

O PÚBLICO viajou a convite do Governo de Taiwan

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 9 comentários