Sérgio Figueiredo diz-se o “único responsável” pela notícia da TVI sobre o Banif

O director de informação da TVI está a ser ouvido no Parlamento.

Sérgio Figueiredo reconhece ter autorizado a publicação da notícia
Foto
Sérgio Figueiredo reconhece ter autorizado a publicação da notícia Nuno Ferreira Santos

O director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, está na comissão parlamentar de inquérito ao Banif a prestar esclarecimentos sobre as circunstâncias da publicação, a 13 de Dezembro, de uma notícia sobre informar que estava iminente o fecho do banco.

Em resposta a Carlos Abreu Amorim, do PSD, Figueiredo explica que a "notícia da TVI surge de um caso que estava a ser investigado há muito tempo, tal como acontecia com o resto das redacções". E lembra que a ex-ministra das Finanças, Maria Luis Albuquerque, revelara em entrevista à estação de Queluz que o Banif era um caso complicado, o que até fez de forma explícita.

Sérgio Figueiredo reconhece que autorizou a publicação da notícia, sublinhando que a informação foi confirmada por várias fontes, que foram "cumpridas todas as regras" e que foi "feito o confronto" entre as partes interessadas.

"Evidentemente ninguém imagina que uma notícia desta relevância pudesse ser transmitida sem conhecimento e autorização da direcção, o que me torna o primeiro e único responsável pela informação".