Música e “street art” para dar vida ao Centro Comercial de Cedofeita

A 13 e 14 de Maio, o Centro Comercial de Cedofeita, no Porto, acolhe uma feira de artesanato, uma oficina de recuperação de móveis antigos por "graffiters" e um concerto com direito a "breakdance". Evento quer devolver espaço "emblemático" à cidade

Foto
StockSnap/Pixabay

A 13 e 14 de Maio, o Centro Comercial de Cedofeita, no Porto, vai ter uma nova vida. Responsabilidade do Art Boost Movement que programou para esses dias diversas actividades, como uma oficina de recuperação de móveis antigos por "graffiters", a pintura de um mural, "workshops", exposições, um concerto com direito a "breakdance" e o já habitual mercado de artesanato.

 

A quinta edição do Porto Made Market decorre nos dois dias no exterior e interior das galerias, mas no sábado há mais para ver e fazer. O antigo edifício da PSP em Cedofeita vai transformar-se numa oficina de recuperação de móveis um tanto ou quanto artística: NoidEkyone e Virus vão pintar móveis antigos do centro comercial e dar-lhes "uma cara lavada". Tudo isto no passeio para que todos possam acompanhar a reabilitação das peças. 

 

No interior, a meio da tarde, há o momento musical Cheese and Jam, que conta com a participação de DJ SirCyber, os MC Riça e Kass e de um grupo de "breakdance". Os visitantes podem ainda participar em "workshops" dados pelos proprietários das lojas e assistir a uma exposição sobre Zeca Afonso e outra com o trabalho "Olhares sobre o Porto" do fotógrafo Pedro Ursi. A entrada é de dois euros. 

 

O Art Boost Movement pretende assim "alargar ainda mais o conceito de arte urbana a todas as suas vertentes", explica ao P3 Teresa Pinto, administradora do espaço, antes de concluir: "No fundo é tudo arte". É a terceira vez que este evento se realiza, rumo ao objectivo de devolver o "emblemático centro comercial à cidade e aos portuenses" e, claro, a todos os que o visitam. Nesse sentido, o conceito de mercado expande-se para um evento cultural que pretende revitalizar espaços esquecidos da cidade e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade a novos criadores e artistas de divulgar e vender as suas obras. 

 

Este evento estava planeado inicialmente para 7 de Maio, mas as más condições metereológicas previstas para esse dia obrigaram ao adiamento. 

 

Artigo corrigido e actualizado às 11h38 de 4 de Maio. 

Sugerir correcção
Comentar