Por dia, este mupi mata centenas de mosquitos que transmitem o Zika

Chama-se Painel Mata Mosquito e é uma criação das agências NBS e Posterscope. Já está instalado em algumas regiões do Brasil, mas o objectivo é que qualquer cidade do mundo possa replicar a ideia

Este não é um mupi qualquer, ou não se chamasse Painel Mata Mosquito. Em vez de divulgar publicidade, está equipado com uma tecnologia que atrai e mata o Aedes Aegypti, o mosquito responsável pela transmissão do Zika, mas também do dengue, do chikungunya e da febre-amarela.

Concebido pela agência brasileira de publicidade NBS e desenhado pela Posterscope, este mobiliário urbano pretende dar uma "resposta urgente" à emergência global do vírus zika.

O funcionamento, como se percebe pelo vídeo de apresentação acima, é relativamente simples. Um dispositivo, inserido no interior do painel, pulveriza para o ar uma solução à base de ácido láctico, que "reproduz o odor expelido pelo suor humano", e de dióxido de carbono, que imita a respiração humana. A combinação das duas substâncias atrai o mosquito a uma distância de quatro quilómetros. No topo e na base do painel existem luzes negras que aumentam esse poder de captação.

Foto

Como o Aedes Aegypti voa, em média, a 1,20 metros de altura, foi instalado na base do painel um mecanismo de captura que suga o mosquito para dentro da peça, onde morre desidratado. Por dia podem ser mortos centenas de mosquitos.

Os painéis Mata Mosquito já foram instalados no Brasil em regiões de grande incidência de dengue, mas o objectivo é que não fiquem apenas por aqui. Toda a tecnologia usada no projecto está disponível de forma livre no site oficial com a licença "Creative Commons". "Para que qualquer cidade do Brasil e do mundo possa replicar a ideia."

De acordo com a Organização Mundial de Saúde são esperados três a quatro milhões de casos de Zika no continente americano, sendo que o número de infecções pode aumentar de forma significativa na Europa nos próximos tempos, como alertou esta semana a instituição. Isto porque duas espécies do mosquito Aedes, "conhecidas por transmitir o vírus" Zika, "vão começar a circular" no continente europeu à medida que "as temperaturas começarem a subir", declarou, de acordo com a agência Lusa, a assistente da directora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, numa conferência científica que decorreu esta segunda-feira em Paris

Sugerir correcção
Comentar