Palácio das Artes é uma montra entregue aos jovens talentos

Os sete projectos de exposição seleccionados podem ser vistos a partir de hoje

Foto
Samuel Zeller/Unsplash

A partir deste sábado, dia 2 de Abril, e até 30 de Maio, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, expõe os sete projectos vencedores da 2.ª edição do concurso Artes e Talentos.

O concurso, lançado pela Fundação da Juventude, convidava jovens dos 18 aos 35 anos, residentes em Portugal, a apresentar propostas individuais ou colectivas nas áreas da pintura, escultura, fotografia, gravura, instalação, arquitectura e design para ocupação total ou parcial do espaço de exposições do Palácio das Artes, no Largo de São Domingos.

Inês Henriques, Barbara Branco, Margarida Alves, Fábio Colaço/Barbara Bulhão, Jorge Américo, Lucy Pereira e a dupla Clara Pais/Daniel Fawcett, que apresentaram projectos nas áreas da escultura, pintura e do vídeo, foram os autores dos sete projectos seleccionados, entre um total de 42 propostas de exposições. Entre os temas das respectivas exposições figuram interrogações sobre o tempo e o espaço, o corpo, a ciência e a medicina, a memória e a mitologia.

Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, explica que a iniciativa surgiu há dois anos quando a instituição recebia várias obras de artistas para divulgação. “Fazia todo o sentido fazer um concurso com as obras que chegavam até nós, não só para ajudar a promover e a dar oportunidades aos jovens, mas também para elevar o nível da qualidade da arte”, afirmou ao P3.

A iniciativa, segundo Ricardo Carvalho, “promove e dá palco aos jovens artistas que, entre a escola e a vida profissional, não têm oportunidade de se mostrar e estabelecer contacto com o mercado”.

Sugerir correcção
Comentar