PortugArt: 20 artistas portugueses para ingleses verem em Londres

A exposição inclui artistas "com um percurso formado" e outros "que estão a iniciar a carreira"

Frederico Elias
Fotogaleria
Frederico Elias
Duarte Vitória
Fotogaleria
Duarte Vitória

Obras de vinte artistas portugueses vão estar em exposição em Londres a partir desta quinta-feira, no âmbito do projecto PortugArt, que se destina a promover tanto artistas emergentes como outros mais experientes.

Os vinte finalistas foram escolhidos entre mais de 800 candidatos a uma competição para artistas portugueses que residem em Portugal, ou que se encontram emigrados, e para estrangeiros com residência no país.

"Essencialmente, o processo de escolha centrou-se na selecção de um tipo de arte contemporâneo e moderno, com qualidade técnica e que mostre potencial do artista", afirmou à agência Lusa a fundadora, Mara Alves.

Foto
Ana Isa Neves Guerreiro

A exposição inclui artistas "com um percurso formado", como Gustavo Fernandes e Duarte Vitória, e outros "que estão a iniciar a carreira", abrangendo desde a vídeo-instalação à pintura, escultura, arte digital, instalação reciclagem e cerâmica.

A iniciativa foi lançada no ano passado com o título Portugal Now e associada à galeria Debut, mas entretanto passou a chamar-se PortugArt devido à mudança de espaço, que terá três pisos e pertence ao D Group.

Após a exposição, que permanecerá até 15 de Abril, as obras voltarão a Portugal, onde o PortugArt deverá mostrar-se antes de viajar para o Brasil, em 2017. Entretanto, os 20 artistas, bem como outros 20 dos 100 pré-seleccionados e cujo potencial foi reconhecido, têm o seu portfólio em exposição na plataforma digital. Mara Alves, igualmente artista e radicada em Londres, pretende repetir esta iniciativa, eventualmente a cada dois anos, adiantou.

Sugerir correcção
Comentar