MUDE expõe escritório dos anos 50 desenhado por Miguel Jacobetty

O escritório — reconstituído integralmente e à escala real — vai estar em exibição na exposição permanente do museu entre 31 de Março e 5 de Junho

Foto
O escritório, dos anos 50, inclui uma secretária, duas cadeiras, uma mesa de apoio e um cadeirão, entre outras peças DR

Um escritório dos anos 1950 desenhado pelo arquitecto Miguel Jacobetty vai ser reconstituído no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, na sequência de uma doação dos proprietários. De acordo com o MUDE, o escritório — reconstituído integralmente e à escala real — vai estar em exibição na exposição permanente do museu entre 31 de Março e 5 de Junho.

"Miguel Jacobetty — Um escritório para apartamento" revela uma criação dos anos 1950 pelo arquitecto Jacobetty Rosa e doado por Maria do Rosário Cayres Martins ao MUDE, tutelado pela Câmara Municipal de Lisboa. A doação do espólio, segundo a direcção do MUDE, "permite reforçar o núcleo dedicado aos anos 1950, dando continuidade à investigação, conservação e incorporação do design português" no museu.

O espólio é constituído por um conjunto coerente de mobiliário desenhado pelo arquitecto para a residência particular de Miguel Martins, e é composto por uma secretária, duas cadeiras de escritório, uma mesa de apoio, um cadeirão, um armário com candeeiro de pé e sofá acoplado e três molduras de escritório.

Fazem ainda parte um sofá de três lugares de sala de estar, uma cadeira de sala de jantar, uma cama de solteiro, um toucador do quarto de solteiro e o processo completo com dezasseis desenhos originais e cópias heliográficas, assinadas e datadas pelo arquitecto, de todo o mobiliário desenhado para a referida habitação privada.

Obras em Lisboa

Jacobetty Rosa (1901-1970) foi autor de obras significativas em Lisboa, nomeadamente o Estádio Nacional do Jamor, o plano do Bairro de São Miguel, o edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, n.º 9, e o edifício na Rua da Infantaria 16, n.º 92 a 94, ambos Prémios Valmor em 1934 e 1931, respectivamente.

Foi ainda autor de obras públicas, nomeadamente uma das primeiras pousadas nacionais, a Pousada de Santa Luzia, em Elvas, as Pousadas de São Brás de Alportel e de Santiago do Cacém, para além dos planos de urbanização de Portalegre, Vila Franca de Xira, Alhandra, Caldas de Monchique, Lagos e Torres Vedras. A exposição "Miguel Jacobetty — Um escritório para apartamento" vai ser inaugurada no dia 31 de Março, pelas 19h00, no MUDE.

Sugerir correcção
Comentar