Engenheiro responsável por obras em centros de saúde detido por corrupção

Funcionário é técnico superior da Administração Regional de Saúde do Norte há anos e vai ser ouvido esta sexta-feira no primeiro interrogatório judicial.

Foto
Subornos em obras de centros de saúde terão permitido ao suspeito arrecadar mais de um milhão de euros. Paulo Pimenta

Um engenheiro de 63 anos, técnico superior da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) há vários anos e responsável pelos processos de adjudicação e acompanhamento de obras em centros de saúde da região, foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária. O anúncio foi feito esta sexta-feira num comunicado, que adianta que a conduta causou um “elevado prejuízo ao erário público”.

É difícil contabilizar o montante em que o Estado saiu lesado, mas neste momento a PJ conseguiu reunir elementos que indiciam que o suspeito terá recebido subornos de mais de um milhão de euros nos quatros anos escrutinados pelos investigadores – entre 2010 e 2014.  

“Resulta fortemente indiciado no desenvolvimento da investigação que o suspeito, pelo menos desde 2010, terá violado as suas obrigações funcionais em processos de adjudicação e acompanhamento de obras em centros de saúde da zona Norte, causando com essa conduta elevado prejuízo ao erário público”, lê-se num comunicado da PJ.

A investigação está a correr no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto, contando com a colaboração da Directoria do Norte da PJ, que cumpriu o mandado emitido pelo Ministério Público.

As buscas decorreram esta quinta-feira na residência do suspeito, na ARSN e numa instituição bancária, tendo permitido apreender “um montante superior a meio milhão de euros em dinheiro, para além de objectos de ourivesaria e colecções de relógios de valor avultado”.

O suspeito foi presente esta sexta-feira ao tribunal de instrução criminal do Porto, onde decorrerá o primeiro interrogatório judicial, que lhe aplicará as medidas de coacção que considerar adequadas. “A investigação prosseguirá para apuramento de outros envolvidos no referenciado esquema de corrupção”, remata a PJ, deixando implícito que haverá outros suspeitos envolvidos neste caso.

Fonte oficial da ARSN confirmou as buscas realizadas esta quinta-feira na instituição, mas recusou fazer qualquer comentário a este caso nesta fase.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários