Ponte pedonal e para bicicletas de Lisboa em top 10 mundial

A ponte laranja que mudou a paisagem de uma zona da Segunda Circular, em Lisboa, foi destacada no top 10 de pontes de 2015 da plataforma Designboom

Foto
João Morgado

Durante o ano de 2015 que está poucos dias de terminar, o site de tendências Designboom elaborou um top 10 das melhores novas pontes do mundo e nesta lista figura uma construção portuguesa. Em Lisboa, na Segunda Circular, uma ponte pedonal e para ciclistas atraiu a atenção da equipa do Designboom.

Projectada pelo MXT Studio, de Maximina Almeida e Telmo Cruz, a ponte dinâmica é uma mancha de aço cor-de-laranja na movimentada estrada lisboeta. Sem pilares, esta ponte tem quatro braços que se estendem pelas margens da Segunda Circular, dividindo-se entre escadas para os peões e rampas para os ciclistas.

“A construção da ponte viu um aumento efectivo do uso de bicicletas na cidade devido à sua estratégia de encorajar actividades de lazer associadas ao ciclismo”, pode ler-se no artigo do Designboom. Os arquitectos do estúdio MXT descrevem a obra da seguinte forma: “A ponte pertence aos mapas do futuro, inevitavelmente optimista, de outras viagens e meios de transporte (…), resultando de uma nova consciência ecológica global.”

Foto
João Morgado

Além da ponte portuguesa, a lista inclui pontes na Dinamarca, na Holanda, em Taiwan, na Alemanha, em Inglaterra e na China.

Foto
João Morgado
Sugerir correcção
Comentar