Londres tem a maior ponte solar do mundo

A ponte ferroviária de Blackfriars tem agora uma nova cobertura, composta por 4 400 painéis fotovoltaicos. É a maior ponte solar do mundo: a electricidade produzida num ano será suficiente para aquecer, por exemplo, 79 mil chávenas de chá por dia

São 4 400 os painéis fotovoltaicos que cobrem a centenária ponte ferroviária de Blackfriars, em Londres: até metade da energia que a estação com o mesmo nome consome será fornecida pelos painéis (cerca de 900 mil quilowatts por ano). Ou, por outras palavras: a electricidade produzida num ano será suficiente para aquecer 79 mil chávenas de chá por dia.

A empresa First Capital Connect (FCC), responsável pela gestão de Blackfriars, estima que estes painéis provoquem uma diminuição das emissões de dióxido de carbono na ordem das 511 toneladas por ano. “Os comboios eléctricos já são a forma mais verde dos transportes públicos — este telhado dá aos nossos passageiros uma viagem ainda mais sustentável”, diz David Statham, da FCC.

“O telhado, tão característico, também transformou a nossa estação num ponto de referência icónico, visível por quilómetros ao longo do rio Tamisa”, destacou ainda Statham. Facilmente identificável do ar, a ponte de Blackfriars, inaugurada em 1886 durante o reinado da rainha Vitória e reaberta em pleno ao público no fim de Janeiro último, tem uma superfície de seis mil metros quadrados, sendo a maior ponte solar do mundo.

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Blackfriars é agora a primeira estação de comboios à qual se pode aceder a partir das duas margens de um rio Network Rail

O projecto, salienta o “The Guardian”, foi um dos mais complexos levados a cabo pela Solarcentury, que se viu obrigada a instalar os painéis por fases para “minimizar o impacto na estação durante os Jogos Olímpicos de 2012”. Ao todo foram cinco anos de trabalhos, que tiveram um custo de nove milhões de euros.

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Com seis mil metros quadrados de superfície, a ponte de Blackfriars foi inaugurada pela rainha Vitória em 1886 DR

Mas não foi só a cobertura da estação de Blackfriars a sofrer remodelações: há quatro novas plataformas, uma nova estação de metro e uma nova entrada na margem Sul do Tamisa, transformando-a na “primeira estação de comboios à qual se pode aceder a partir das duas margens de um rio”, sublinha o site TreeHugger.

“A ponte solar de Blackfriars é uma jóia da arquitectura, uma instalação verdadeiramente icónica e um contributo fantástico para a linha de horizonte de uma das maiores cidades do mundo”, resume Greg Barker, ministro britânico para a Energia e as Alterações Climáticas.

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