Autarquias alentejanas assinam protocolo com EPAL para reduzir perdas de água na rede pública

Todos os anos são perdidos nas redes públicas de abastecimento nacionais cerca de 240 milhões de metros cúbicos de água.

Foto

As perdas de água nos sistemas de abastecimento da rede pública em Portugal ascendem aos 40%, representando um volume de perda na ordem dos 240 milhões de metros cúbicos por ano. Os concelhos da região alentejana, que são muitas vezes afectados por perodos de seca, não são excepção neste cenário de desperdício. Para tentar reduzir o volume de perdas na rede pública, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai assinar com a EPAL, no dia 15 de Dezembro, um protocolo de cooperação para a aplicação de sistema WONE (Water Optimization for Network Efficiency), refere a empresa do grupo Águas de Portugal.

O sistema WONE está vocacionado para uma estratégia “focada na eficiência, na redução de perdas e na optimização do sistema de abastecimento”, salienta a EPAL. Este vai passar a monitorizar e a controlar a rede pública de abastecimento nos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

O protocolo de cooperação entre as duas entidades tem como objectivo “aumentar a eficiência das redes de abastecimento de água dos municípios da CIMAC”, destaca a EPAL, acrescentando que o acordo entre as partes contempla também “um módulo de formação, facultado pela EPAL, que potenciará a normalização e optimização de procedimentos, com inerentes ganhos de eficiência.”

A empresa do Grupo Águas de Portugal salienta o exemplo de Lisboa, onde o sistema WONE já vigora e que  permitiu reduzir os níveis de água não facturada na rede de distribuição de Lisboa de 24%, em 2005, para 8%, em 2014.

O protocolo que vai ser firmado entre a EPAL e a CIMAC envolve “o maior projecto de sempre do WONE a nível nacional”, e tem como finalidade “ajudar os municípios a diminuir as perdas de água as suas redes de distribuição”, reduzindo assim a factura da água adquirida.

Sugerir correcção
Comentar