Humor e paródia lideram nos vídeos do Youtube mais vistos em Portugal

Top 10 do site de partilha de vídeos têm ainda duetos, homenagens e experiências sociais.

Foto
Dado Ruvic/Reuters

A dias de terminar mais um ano, o YouTube faz o balanço dos vídeos mais vistos em Portugal e entre os 10 mais o humor e a paródia lideram e repetem-se, com centenas de milhares de visualizações, partilhas e comentários.

A abrir o Top 10 está o vídeo de Hugo Rosa, um dos concorrentes do programa da RTP Got Talent Portugal, que apresentou um número cómico com a ajuda de cartazes, que levou júri e público ao delírio e, pelos vistos, os youtubers também. Publicado no site de partilha de vídeos em Janeiro deste ano, o vídeo tinha esta quarta-feira 1.424.967 visualizações e 512 comentários.

Segue-se uma paródia a uma entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa a Cristiano Ronaldo em que o tema central da conversa, com as vozes dois intervenientes dobradas, é a razão que levou o jogador a separar-se da antiga companheira Irina Shayk. Submetido a 21 de Janeiro, o vídeo tem mais de 840 mil visualizações e 188 comentário.

Partilhado no canal no YouTube de Tiagovski, um jovem que cria vídeos de jogos e livestreams, está outro dos vídeos mais vistos, no qual o criador do canal fala dos youtubers que fazem vlogs e que precisam de apoio de quem visualiza os seus trabalhos.

Há ainda o “dueto” entre a cantora Jessie J e o apresentador e comediante Rui Unas do tema Flashlight, um formato que volta a entrar no top 10 pela mão da Rádio Comercial, com um vídeo onde os D.A.M.A. e o locutor Vasco Palmeirim cantam o tema Às vezes.

A música volta a estar presente com uma paródia dedicada à prisão do antigo primeiro-ministro José Sócrates por Master Jake, publicado por BMF em Janeiro. Dez meses depois, o vídeo tem mais de meio milhão de visualizações e 262 comentários. Também com mais de 500 mil visualizações está o vídeo Desafio: Tenta não rir, de Wuant, partilhado em Abril deste ano. Ainda em modo humorístico, está o vídeo do comediante António Raminhos com a sua empregada doméstica, e que foi visto mais de 570 mil vezes.

Os portugueses também gostaram do vídeo criado em Maio por Guilherme Cabral de homenagem ao Benfica e da experiência social realizada pela dupla Lourenzo e Pedro que vão para as ruas de Lisboa como um casal gay e filmam as reacções das pessoas que por eles passam. Este vídeo foi visto mais de 700 mil vezes.

A lista dos vídeos mais populares é feita com base nas formas como o utilizador do YouTube interage com os vídeos seja através da visualização, partilha, gosto ou comentários. O YouTube termina 2015 com mais de mil milhões de utilizadores, sendo que o site estima que quando online estes estejam 60% do tempo a pesquisar e a ver vídeos.

E qual é o truque para estar entre os vídeos mais vistos. O YouTube fala em três características-chave: “entretêm ou informam de alguma maneira; são alvo de interesse para que o utilizador queira partilhar com outras pessoas; e são provenientes de um canal com mais vídeos do género e com uma audiência fixa”.

Espreite os dez vídeos mais vistos em Portugal no YouTube:

Sugerir correcção
Comentar