Três dias de festival literário que combina a escrita e o prazer de beber

Mais de duas dezenas de escritores estão presentes no “Tinto no Branco” que decorre em Viseu.

Foto
O hospital diz que os doentes e as suas famílias receberam bem a iniciativa Adriano Miranda

O primeiro Festival Literário dedicado ao vinho arranca nesta sexta-feira em Viseu com a presença de escritores  como Francisco José Viegas, Fernando Dacosta ou Bruno Vieira Amaral. A iniciativa, denominada “Tinto no Branco” e integrada no Salão de Vinhos de Inverno que decorre no Solar do Vinho do Dão, dura três dias e inclui conversas, espetáculos literários e visitas guiadas.

São 25 escritores que estão presentes e com “uma oferta literária para todos os gostos e públicos” neste evento que alia a paixão da leitura e da escrita ao prazer de beber. 

A primeira conversa com nomes das letras junta na mesma mesa Francisco José Viegas, José Manuel Fajardo e Manuel Carvalho. O mote é de Aquilino Ribeiro, autor inspirador do festival: “o pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos”.

Afonso Cruz, Rui Cardoso Martins, Deana Barroqueiro, Luís Costa , António Gil estão entre os nomes confirmados.

“É um bom pretexto para se falar sobre assuntos que não papagueiam ´eventos` sobre ´empreendedorismos`, ´alavancagens`, ´implementações`, ´janelas de oportunidade`, ´resiliências` e outros linguajares da moda”, realça, a propósito, o escritor viseense João Luís Oliva.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, “o ‘Tinto no Branco’ confirma Viseu como cidade vinhateira e destino cultural ao longo de todo o ano”.

“Este festival é também um tributo à grande obra do Mestre Aquilino Ribeiro. A sua voz e o seu pensamento inspirarão muitas das conversas e dos encontros. Os seus livros são um testemunho singular e muito valioso da nossa identidade que espera um despertamento e uma valorização”, salienta o autarca.

Além dos encontros com os escritores, no Solar do Vinho do Dão decorrem também espaços de prova e compra de vinhos.A programação, ao longo dos três dias, é composta por mais de 30 conversas, ateliêrs, workshops vínicos, visitas guiadas, espetáculos literários e musicais, e “wine parties” fora de horas. Entre os momentos, os visitantes terão à sua disposição espaços de prova de vinhos, compra e contacto com os produtores e enólogos da região, espaços de sabores e a mesa de um restaurante criado para o evento.

Sugerir correcção
Comentar