Eixo Atlântico e Alto Minho unem-se a Rui Moreira nos avisos à TAP

Autarcas alertam para impacto na euro-região de possível fim dos voos de longo curso no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

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Rui Moreira diz ter informações de que a TAP pode deixar de fazer voos de longo curso a partir do Porto Manuel Roberto

O presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, desafiou os agentes económicos da euro-região Norte de Portugal/Galiza a "criar incentivos" para que outros operadores substituam a TAP caso a companhia portuguesa abandone voos de longo curso no aeroporto do Porto.

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio sublinhou que a intenção da TAP de abandonar aquelas rotas - denunciada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira - é uma "opção legitima" uma vez que a transportadora é um operador privado, mas salientou que, a acontecer esse cenário, seria "fracamente penalizador" para a competitividade da euro-região.

O também presidente da Câmara Municipal de Braga acusou mesmo a TAP de "falta de visão", uma vez que o aeroporto Francisco Sá Carneiro é o aeroporto "preferencial" dos seis milhões de habitantes do norte de Portugal e da Galiza, considerando mesmo que devia era acontecer um "reforço" de voos.

"É uma opção francamente penalizadora para a nossa competitividade em termos turísticos, para o nosso tecido económico, que está a registar um grande dinamismo. Se não for possível sensibilizar a TAP para reverter e até reforçar a sua posição no Norte de Portugal, aquilo que os agentes da eurorregião devem fazer é criar incentivos para que outros operadores possam vir a substituir essa falha, se se vier a confirmar", afirmou Ricardo Rio.

Segundo o autarca, "existe no contexto desta euro-região uma população de quase seis milhões de pessoas que tem como utilização preferencial o aeroporto Sá Carneiro e, neste sentido, do ponto de vista económico e financeiro nada justificaria esta opção". Aliás, defendeu Ricardo Rio, "há procura e essa procura devia ser correspondida com uma oferta até crescente", isto se existisse "visão estratégica" por parte da transportadora.

"É um erro do ponto de vista da gestão", criticou o autarca. No entanto, lembrou Ricardo Rio, "esta é uma opção legítima na medida em que se trata de uma empresa privada e que tomará as suas opções de gestão em conformidade". Sobre a hipótese apontada por Rui Moreira de Madrid se tornar o ponto de partida e chegada preferencial para os utilizadores no norte do país das rotas de longo curso, Ricardo Rio voltou a apontar a importância da concretização da ligação ferroviária Porto-Vigo. "É essencial para a euro-região porque seria uma alternativa muito importante. A partir do momento em que houvesse essa alternativa, também ela célere entre o Porto e Vigo, passaremos a ter uma ligação à linha de alta velocidade de Madrid, o que permitiria chegar ainda mais depressa à capital espanhola", disse.

Esta quinta-feira, também o líder da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, José Maria Costa, se juntou às várias vozes que, desde quarta-feira vêm criticando a alegada intenção da TAP de acabar com voos de longo curso a partir do aeroporto Sá Carneiro. Em comunicado, o líder daquela estrutura que agrega os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que "a intenção da TAP de desviar para Lisboa as rotas de longo curso é lamentável e, a confirmar-se, irá causar prejuízos às comunidades portuguesas e aos empresários do norte do país, reduzindo a competitividade da região Norte, e do país", pelo que, "se mostrou solidário com a posição do autarca do Porto".

Na quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto disse saber que a TAP pretende acabar com os voos de longo curso a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, alertando que, nesse caso, a região "pode abandonar" a transportadora. "Se pretendem abandonar a cidade do Porto e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, então nós também poderemos abandonar a TAP", avisou Rui Moreira, em declarações aos jornalistas à margem da reunião camarária, frisando que a informação sobre a "intenção" da empresa é "absolutamente credível", "preocupada" e "vem de dentro da TAP".

Admitindo não saber se "a decisão está tomada", o autarca afirmou que, se a intenção da transportadora se concretizar, "o Porto terá de se preparar para encontrar outros operadores interessados no longo curso ou perceber qual o 'hub' [plataforma de transbordo de passageiros] mais conveniente para a região".

Na quarta-feira, fonte oficial da TAP reiterou que nada está decidido e que os voos de longo curso continuam abertos e com as vendas a realizarem-se. Actualmente sai do aeroporto do Porto apenas um voo de longo curso por dia: duas ligações semanais para Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo e uma por semana para Caracas

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