Facebook testa aplicação de notificações

Utilizadores de iPhone podem configurar alertas de várias fontes no ecrã de bloqueio do telemóvel.

Notificações podem ser configuradas pelos utilizadores
Foto
Notificações podem ser configuradas pelos utilizadores Dado Ruvic/Reuters

O Facebook deu um novo passo no caminho de ser uma plataforma completa de distribuição de informação. A rede social lançou uma aplicação que mostra no ecrã de bloqueio do telemóvel notificações de vários meios de comunicação e fontes de informação, consoante as preferências dos utilizadores.

A aplicação chama-se Notify e parece estar ainda numa fase de experimentação, uma vez que está disponível de forma muito limitada: apenas para iPhone e apenas para os utilizadores nos EUA. Agrega 72 fontes, entre as quais o New York Times, o Huffington Post e a CNN, e também fontes especializadas em meteorologia e resultados desportivos. As notificações podem ser guardadas e partilhadas.

Este lançamento junta-se a outras iniciativas que o Facebook já fez com os media, que, em geral, vêem boa parte do seu tráfego ser proveniente da rede social. Em Maio, o Facebook lançou o Instant Articles (este com alcance global), que permite aos sites informativos criarem um tipo de artigo especial, que pode ser lido integralmente dentro do próprio Facebook. A ideia é que os utilizadores não tenham de sair das plataformas da rede social e não tenham de esperar pelo carregamento de sites externos.