Retrospectiva integral de homenagem a Manoel de Oliveira no Porto

Programa vai decorrer de 10 de Novembro a 12 de Dezembro, em vários ecrãs da cidade.

Foto
Manoel de Oliveira na comemoração do seu centenário no Porto, em 2008 Adriano Miranda

O ciclo de cinema Grande Plano vai apresentar no Porto toda a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira (1908-2015), em 38 sessões, nos teatros municipais Rivoli e Campo Alegre, no auditório do Museu de Serralves e no Cinema Passos Manoel.

Esta retrospectiva integral de homenagem, a realizar entre 10 Novembro e 12 de Dezembro, será "a oportunidade para descobrir ou rever todos os filmes de Oliveira, por ordem cronológica e nos seus suportes originais", esclareceu esta quinta-feira a Câmara do Porto.

Primeira realizada a título póstumo, esta retrospectiva é uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, co-organizada com a Fundação de Serralves e contando com a participação de outros agentes culturais da cidade.

"Os que tiveram o privilégio de ser contemporâneos de Manoel de Oliveira terão agora também a oportunidade (e a responsabilidade) de conhecer toda a sua obra, que é de todos e que a todos diz ou dirá respeito", afirma, em comunicado, o consultor do ciclo, António Preto.

A sessão inaugural realiza-se na terça-feira, dia 10, às 19h, no Auditório de Serralves, e serão exibidos os filmes Douro, Faina Fluvial (1931), Hulha Branca (1932), Já Se Fabricam Automóveis em Portugal (1938) e Famalicão (1940).

No dia 10 de Dezembro, véspera da data do aniversário do nascimento do realizador, terá lugar no Teatro Municipal Rivoli uma mesa redonda sobre a sua obra.

O programa completo do ciclo, juntamente com as fichas técnicas dos filmes, está disponível nos sites de Serralves e da Câmara Municipal do Porto. O preço dos bilhetes é de três euros, podendo também ser adquirido o passe total por 30 euros. 

Sugerir correcção
Comentar