Ministério Público sul-africano pede condenação de Pistorius a 15 anos de prisão

O pedido acontece duas semanas depois de ter sido declarada a prisão domiciliária do atleta. Pistorius foi condenado por ter morto a tiro a namorada, Reeva Steenkamp, em 2013.

Foto
Atelta podet ter de regressar à prisão Themba Hadeb/REUTERS- Arquivo

O Ministério Público sul-africano pediu ao Supremo Tribunal a condenação de Oscar Pistorius por homicídio e o regresso do atleta à cadeia. O pedido acontece duas semanas depois de ter sido declarada a prisão domiciliária do atleta.

Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão por ter morto a tiro a namorada, Reeva Steenkamp, ao disparar contra a porta trancada da casa de banho, alegadamente por a ter confundido com um intruso, em 2013.

No Supremo Tribunal da África do Sul, a acusação do Ministério Público tentou convencer os juízes de que Pistorius deverá ser considerado culpado pelo homicídio e que a sua sentença deverá ser de, no mínimo, 15 anos de prisão.

O procurador Gerrie Nel iniciou o caso argumentando que Pistorius tinha intenção de matar a namorada. Um painel de cinco jurados vai ouvir os argumentos da acusação e da defesa e depois anunciar uma data para a decisão.

No local estavam várias pessoas que se manifestaram contra o atleta. "Estamos a dizer que ele deve ficar na prisão", afirmou Khosi Mojapi, fora do edifício do tribunal. Várias pessoas reivindicaram os direitos das mulheres e afirmaram que estavam presentes para garantir que o "abuso das mulheres" vai acabar.

Caso venha a ser considerado culpado, Pistorius deverá regressar à prisão nas 48 horas seguintes.

A família de Reeva Steenkamp já afirmou que gostaria de se reunir com Pistorius para conseguir entender melhor as circunstâncias da sua morte.
 

Sugerir correcção
Comentar