Porto vai acolher centenas de escuteiros estrangeiros e portugueses

As actividades são destinadas principalmente a crianças e jovens mas também há espaço para adultos.

Foto
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Corpo Nacional de Escutas Paulo Pimenta

A cidade do Porto foi o local escolhido para acolher cinco encontros internacionais que juntam escuteiros portugueses e estrangeiros. “É um total de 1400 escuteiros, 950 portugueses e 450 estrangeiros, de toda a região europeia”, explica a assessora de imprensa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Sofia Serranito, acrescentando que vêm a Portugal escuteiros de países como a França, Itália, Bósnia, Sérvia, Luxemburgo, Espanha ou Dinamarca. As actividades realizar-se-ão de 24 de Outubro a 1 de Novembro.

Dirigida aos escuteiros dos 6 aos 22 anos, o Mercado Internacional acontecerá neste fim-de-semana, 24 e 25 de Outubro, na Escola Ramalho Ortigão. A oitava edição do Mercado Internacional “procura mostrar aos escuteiros portugueses as actividades que se podem realizar fora do país, por associações que grande parte deles não conhece estimulando, assim, a multiculturalidade”, refere Sofia Serranito e sublinha que o público em geral poderá aparecer mas não participar, até porque a actividade requer inscrição prévia.

O evento contará com a presença do Secretário Internacional da Islândia, Jón Þór Gunnarsson, e esta é a edição que conta com maior número de participantes inscritos, sendo que tem havido “um interesse crescente em participar e um feedback extremamente positivo”, afirma a assessora de imprensa do CNE. Parte dos escuteiros estrangeiros ficará alojada no Seminário do Vilar e o alojamento dos restantes está por conta dos participantes.

Além do Mercado Internacional, haverá quatro outras actividades: a Scout Academy, a Chief Volunteers Meeting, a Network Meeting e Chief Executive Meeting. A cada ano estas actividades realizam-se em países diferentes e Portugal foi o país escolhido para 2015.

Texto editado por Ana Fernandes

 

Sugerir correcção
Comentar