Texto póstumo de José Mariano Gago divulgado na quarta-feira

Ciclo de encontros organizado pelo Centro Nacional de Cultura em homenagem ao ex-ministro da Ciência, que morreu em Abril, servirá para estimular o debate sobre ciência, política e cultura científica.

Foto
José Mariano Gago Nuno Ferreira Santos

Inicia-se nesta quarta-feira um ciclo de quatro encontros de homenagem a José Mariano gago, ex-ministro da Ciência que morreu em Abril, estimulando o debate sobre ciência, política e cultura. Organizadas pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), os encontros, na sede do CNC, em Lisboa, estendem-se até 20 de Novembro. O primeiro terá como núcleo o lançamento póstumo do último texto escrito por José Mariano Gago: Ciência, Judite e Almada: nomes de guerra, hoje.

O texto “reflecte o pensamento modernista do homem e do humanista”, de acordo com um texto divulgado no site do CNC, e será lido por Jorge Silva Melo, encenador da companhia de teatro Artistas Unidos, e João Sentieiro, investigador do Instituto Superior Técnico, de Lisboa.

Os encontros marcam os 70 anos de vida do CNC e os 25 anos da publicação do livro de José Mariano Gago Manifesto para a Ciência em Portugal. Na obra de 1990, o então ex-presidente da Junta Nacional para a Investigação Científica (JNICT) fazia o retrato da ciência portuguesa e lançava ideias para ultrapassar o seu atraso, que iria aplicar posteriormente enquanto ministro da Ciência, nos vários governos socialistas que integrou nas décadas seguintes.

Lembrar José Mariano Gago exige o debate informado entre cientistas e não cientistas, mulheres e homens, sobre a nossa identidade e o papel do conhecimento”, defende o texto do CNC.

O segundo encontro terá lugar a 22 de Outubro e será dedicado ao “papel da ciência no desenvolvimento da integração europeia de Portugal”. Haverá duas conferências dadas por Jean Pierre Contzen, da Academia das Ciências da Bélgica e profundo conhecedor da evolução da ciência portuguesa nas últimas décadas; e por Herwig Schopper, o antigo director-geral do CERN.

A investigação sobre o cancro será discutida no terceiro encontro, a 5 de Novembro. O ciclo de encontros fecha com uma conferência internacional a 20 de Novembro sobre o estado da ciência e o papel do conhecimento para construção do futuro.

Sugerir correcção
Comentar