Petição pública para incentivar o consumo de fruta nas escolas portuguesas

Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil alerta para os riscos de hábitos alimentares pouco saudáveis nas crianças

Foto
NFactos/Arquivo

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou esta terça-feira uma petição pública na Internet para incentivar o consumo de fruta nas escolas como forma de prevenir a obesidade infantil. Esta acção pretende angariar pelo menos 5 mil assinaturas até dia 9 de Outubro.

A petição, intitulada “Fruta nas escolas”, visa viabilizar a 5.ª edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, um plano de âmbito nacional que pretende incentivar jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo a adoptar hábitos de alimentação saudáveis. Segundo Mário Silva, presidente da APCOI, esta iniciativa garantiu em anos lectivos anteriores “um aumento médio de 42% na ingestão de fruta no lanche escolar das crianças participantes” e já envolveu “mais de 183 mil alunos de todos os distritos e regiões autónomas do país”.

O projecto pretende contrariar uma conclusão retirada do inquérito feito pela APCOI, cujos resultados foram divulgados no ano passado, que apontava para o facto de 74,2% das crianças não consumir, pelo menos, três porções de fruta por dia, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, revela um estudo da APCOI.

A inscrição nos “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” pode ser feita no site do projecto, de forma gratuita, por qualquer escola do país. Mediante a inscrição, cada professor tem acesso a um conjunto de materiais didácticos para utilizar nas aulas. Para além destes conteúdos, as crianças são também desafiadas a criar “Os Hinos da Fruta”, canções em formato de videoclipe sobre as lições aprendidas nestas sessões de educação alimentar.

Em pleno regresso às aulas, a iniciativa conta com o apoio de caras bem conhecidas dos mais novos, entre as quais: Carlos Vidal (o Avô Cantigas), Ricardo Carriço, Carla Andrino, João Gil, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e Ana Bacalhau.

A assinatura da petição pode ser feita através do site do projecto.

 
Texto editado por Andrea Cunha Freitas

Sugerir correcção
Comentar