Dois adultos e duas crianças mortos em embate entre carros e carroça

Um bebé de 18 meses ficou ferido com gravidade, tendo sido transportado de helicóptero para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Foto
INEM enviou helicóptero para o local do acidente Rui Gaudêncio

Dois adultos e duas crianças morreram esta segunda-feira à noite num embate que envolveu dois carros e uma carroça na Estrada Nacional 2, à entrada de Castro Verde, no distrito de Beja, avançou ao PÚBLICO o capitão Sousa, da GNR de Beja. Um bebé de 18 meses ficou ferido com gravidade no acidente, tendo sido transportado de helicóptero para o hospital de Santa Maria, em Lisboa, adiantou Ivone Ferreira, assessora de imprensa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A mesma fonte acrescentou que uma outra criança, de 15 anos, que também viajava na carroça, ficou ferida sem gravidade, tendo sido transportada para o hospital de Beja. As vítimas mortais seguiam todas na carroça, que transportava vários elementos da mesma família.

O acidente ocorreu por volta das 20h, tendo sido activados vários meios de socorro, incluindo um helicóptero e uma viatura médica de emergência e reanimação, ambos do INEM. A Estrada Nacional 2 está cortada ao trânsito desde o acidente, prevendo o capitão Sousa que a via seja aberta ao trânsito até às 23h. "Ainda estamos a averiguar as circunstâncias do acidente, mas tudo indica que a falta de visibilidade terá estado na origem do acidente", afirmou o militar da GNR de Beja. "As duas viaturas e a carroça, que não estava sinalizada, seguiam no sentido Norte-Sul. O primeiro veículo ligeiro ainda se tentou desviar da carroça, mas acabou por embater nela. Já a segunda viatura colidiu totalmente com a carroça à retaguarda", descreveu o capitão. 

Contactado pelo PÚBLICO, o assessor de imprensa do hospital de Santa Maria recusou-se a adiantar informações sobre o estado de saúde do bebé, justificando que é política da unidade não dar esclarecimentos sobre menores.  

Segundo o militar da GNR de Beja, que corrigiu os dados avançados inicialmente, os dois adultos que morreram no acidente seriam um casal e teriam entre os 30 e os 45 anos. Ainda há informações contraditórias sobre as idades dos envolvidos. As crianças falecidas, um rapaz e uma rapariga, teriam sete e oito anos, segundo Ivone Ferreira. Os condutores dos dois automóveis, um suíço de 74 anos e um português de 66, terão ficado feridos sem gravidade, tendo sido transferidos para um centro de saúde. 

No local estiveram viaturas e elementos de três corporações de bombeiros (Castro Verde, Ourique e Aljustrel), além de uma ambulância da Cruz Vermelha de Castro Verde.

O animal que puxava a carroça, um cavalo, sobreviveu ao acidente.


Sugerir correcção
Comentar