Fundo Vallis Sustainable comprou 17% da Vortal

Empresa especializada em compras electrónicas detém actividade em vários países.

Foto
Vortal especializou-se nas compras electrónicas. Daniel Rocha

O fundo de investimento Vallis Sustainable anunciou esta quinta-feira a compra de uma participação de 17,63% do capital da Vortal, uma multinacional portuguesa de tecnologias de informação, líder em sistemas de compras electrónicas.

A nova aquisição do fundo que recentemente comprou os chocolates Imperial está integrada no plano de investimento de 25 milhões de euros que pretende fazer até 2016.

Eduardo Rocha, CEO da Vallis Capital Partners, explica que a aquisição da posição accionista na Vortal visa “antecipar o valor potencial que a directiva europeia irá trazer em 2018 para o mercado da contratação pública por via da obrigatoriedade de utilização de plataformas electrónicas”. Com esta operação, cujo valor não foi revelado, o fundo também espera “aportar à VORTAL um contributo adicional para a sua internacionalização”.

A Vortal foi criada em 2000 e tem-se destacado pela inovação no sector das compras electrónicas business-to-business, contribuindo para uma relação mais próxima e eficiente entre clientes e fornecedores.  A empresa, que já foi distinguida pela Cotec, pela capacidade de inovação, possui actividade internacional em Espanha, República Checa, Alemanha, Reino Unido, Republica Dominicana, México e Colômbia.

A Vortal, que tem como accionistas de referência a ES Tech Venture, a Pathena, a MEO e a própria equipa de gestão, apresentou um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros em 2014.

Em declarações recentes ao PÚBLICO, Eduardo Rocha admitia que o fundo Vallis Sustainable tinha em preparação a aquisição de mais dois negócios, ainda este ano, envolvendo empresas portuguesas.

A Vallis Capital Partner, empresa especializada em private equity (gestão de fundos privados),  possui actualmente dois fundos de investimento distintos, um especializado na aquisição de empresas de elevado potencial, Vallis Sustainable, e outro de reestruturação de empresas em dificuldades financeiras, o Fundo de Consolidação para o Sector da Construção.

Para além da aquisição da participação na Vortal, o fundo de desenvolvimento Vallis Sustainable, detém a recém-adquirida Imperial, a cadeia de clínicas dentárias 32 Senses, a Hubel Agrícola, especializada na produção de frutos vermelhos, e a CGC Genetics, na área da genética médica.

O segundo fundo da Vallis Capital Partner, especializado em reestruturação de empresas do universo da construção, tem activos sob gestão no valor de 450 milhões de euros. O universo de empresas que integra este fundo, reunidas no Grupo Elevo, incluem a Edifer, a MonteAdriano, a Hagen e a Eusébios, a Tecnasol, a Edimetal, e Ecovisão.

Sugerir correcção
Comentar