Telma Monteiro desqualificada nos Mundiais por técnica irregular

Foto
Telma Monteiro ainda não garantiu o apuramento DR

A portuguesa Telma Monteiro foi desqualificada nesta quarta-feira nos Mundiais de judo, numa fase em que lutava pelo acesso ao combate pelo bronze, com os árbitros a entenderem que a campeã europeia utilizou uma técnica irregular.

O combate com Sumiya Dorjsuren, terceira judoca na hierarquia mundial, tinha pouco mais de 1.20 minutos – numa fase em que a mongol já tinha recebido dois castigos – quando o árbitro desqualificou a portuguesa, por indicação dos juizes de mesa, após recurso ao vídeo.

Num ataque, Telma Monteiro falhou a projecção e tentou de imediato uma ‘chave’ de braço, mas os juízes consideraram que judoca do Benfica realizou a técnica de forma directa (de pé para o solo), o que é irregular e levou à sua eliminação.

Telma, de 29 anos, que chegou a esta competição como vice-campeã mundial em título, termina assim a sua participação em Astana com um sétimo lugar, uma posição aquém das quatro medalhas de prata e uma de bronze que já alcançou em Mundiais.

Frente a Sumiya Dorjsuren, a portuguesa, segunda do mundo, nunca tinha perdido e no pouco tempo em que esteve no tatami esteve por cima, ao contrário do que tinha acontecido no combate anterior com a francesa Automne Pavia.

Aí, Telma perdeu vantagem logo aos 40 segundos, num ataque em desequilíbrio que permitiu a Pavia contra-atacar e ganhar uma vantagem que soube gerir até ao final dos quatro minutos de combate.

A participação portuguesa neste terceiro dia dos Mundiais que decorrem em Astana incluiu também André Alves e Jorge Fernandes, judocas a competirem na categoria de -73 kg e que foram afastados ao segundo combate.

Sugerir correcção
Comentar