Número de candidatos ao ensino superior é o mais alto desde 2010

Na 1.ª fase, cujo prazo terminou nesta sexta-feira, apresentaram-se ao concurso 48.306 estudantes, mais 14% do que no ano passado.

Foto
Rita Chantre

O final do prazo da 1.ª fase de acesso confirmou a tendência de crescimento na procura do ensino superior público que se começou a desenhar desde os primeiros dias do concurso. Foram submetidas 48.306 candidaturas, o que corresponde a um aumento de quase 14% na procura face à mesma fase do ano passado. Os especialistas concordam que este resultado fica a dever-se, em grande medida, à melhoria da prestação dos estudantes nos exames nacionais do ensino superior.

As 48.306 candidaturas totalizadas até à meia-noite desta sexta-feira são o melhor registo do concurso de acesso ao ensino superior desde 2010. Face ao mesmo período do ano passado, foram mais 5851 candidatos a manifestarem intenção de entrar numa licenciatura ou mestrado integrado das universidades e institutos politécnicos públicos, o que representa um aumento de 13,7%.

O aumento da procura no concurso nacional de acesso ao ensino superior tinha começado a verificar-se desde o primeiro dia, quando mais de 9000 estudantes submeteram as suas candidaturas. Desde cedo se tornou clara a evolução positiva destes números que os especialistas contactados pelo PÚBLICO num trabalho publicado na quarta-feira atribuem, sobretudo, à melhoria dos resultados no ensino secundário. Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais demonstraram algumas melhorias, sobretudo a Matemática, onde a média de 12 valores corresponde a um dos melhores resultados em 20 anos nas provas desta disciplina. A Português, a média também se manteve positiva. A recuperação de alguma capacidade financeira das famílias e uma maior motivação para uma formação superior são outros factores que podem ter tido influência neste desfecho.

Esta recuperação acontece depois de cinco anos de quebra na procura do ensino superior, que começou a ser invertida no ano passado, com um aumento ligeiro da procura na 1.ª fase do concurso (mais 1909 candidatos do que no ano anterior).

Os alunos que agora submeteram os seus processos neste concurso de acesso candidatam-se a uma das 50.555 vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior públicas para o ano lectivo de 2015/2016. Este valor representa uma diminuição de 265 vagas por comparação com o ano lectivo passado e uma redução de quase três mil em relação a 2011, o ano em que se registou a maior oferta da última década (53.500 lugares disponíveis).

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso de 2015 serão conhecidos dentro de um mês, a 7 de Setembro. Quem garantir uma vaga nas universidades e institutos politécnicos nessa primeira oportunidade tem cinco dias (até 11 de Setembro) para se inscrever na respectiva instituição de ensino.

No dia 11 de Setembro começa também a 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, que se prolonga até dia 18. A 3.ª fase decorre já em Outubro, entre os dias 1 e 5. O processo só ficará totalmente concluído com a publicação da decisão sobre eventuais reclamações referentes à 3.ª fase do concurso nacional, agendada para a 26 de Outubro.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários