José Eduardo Moniz e Gato Fedorento de volta à televisão na TVI24

Deus e o Diabo e um mês de sátira noticiosa de Ricardo Araújo Pereira, Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis na rentrée da estação de Queluz.

Fotogaleria
Ricardo Araújo Pereira na entrevista a Manuela Ferreira Leite Raquel Esperança/Arquivo
Fotogaleria
Os Gato Fedorento fizeram a sua última aparição na televisão em conjunto, salvo a publicidade, em Dezembro de 2013 Daniel Rocha
Fotogaleria
Dois novos programas no canal por subscrição da TVI marcados por regressos Enric Vives-Rubio/Nuno Ferreira Santos

Uma manhã a anunciar a “televisão do futuro” ficou marcada por dois regressos do passado – os Gato Fedorento, que voltarão ao programa diário em cima das eleições, e José Eduardo Moniz, que estará novamente no ecrã a conduzir um programa, Deus e o Diabo.

Na apresentação, esta quinta-feira, da estratégia e de alguns projectos de programas, ainda sem datas de estreia, a novidade de que os Gato Fedorento vão voltar a reunir-se na televisão com um novo programa na TVI24 foi das que mais interesse suscitou. Seis anos depois do sucesso de audiências Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágiossátira noticiosa na SIC sobre as legislativas e autárquicas de 2009 que recebeu Sócrates, Portas, Jerónimo de Sousa, Louçã ou Ferreira Leite, o director de informação da TVI anunciou que Ricardo Araújo Pereira estará “com mais três gatos a fazer uma cobertura muito especial do acontecimento mais importante deste ano". Sérgio Figueiredo detalhou que será um programa diário e que estará no ar durante "quatro semanas".

Questionado pelo PÚBLICO minutos mais tarde, Ricardo Araújo Pereira foi mais cauteloso. "É uma coisa da qual estamos a tratar”, disse sobre o projecto para o canal de informação da TVI com Tiago Dores, José Diogo Quintela e Miguel Góis. "Estamos a pensar no assunto e na melhor maneira de eventualmente" abordar o programa, acrescentou, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa o saudava com palmadas nas costas chamando-lhe "o líder dos líderes".

O humorista manteve-se reservado e respondeu aos jornalistas sobre se os Gato gostariam de, tal como em 2009, ter os candidatos eleitorais no programa: "Era simpático, vamos ver se é possível", frisando que "ainda não está tudo fechado". Nomeadamente "que tipo de alterações" em relação ao formato anteriormente explorado na SIC. Os Gato Fedorento fizeram a sua última aparição na televisão em conjunto, salvo a publicidade, em Dezembro de 2013 com um sketch de dez minutos no horário nobre da SIC a que chamaram A Solução e em que propunham a contratação de Steven Seagal para “dar um pontapé nas partes baixas de Pedro Passos Coelho”. 

Já Moniz, consultor da TVI e ex-director-geral da estação (1998-2009), volta depois de “anos largos” ausente da antena, como o próprio contabilizou. Para um programa que, para Sérgio Figueiredo, “não é de meias-palavras, em que se lançam questões de sim ou não”. Tal como Ricardo Araújo Pereira, Moniz não se alongou sobre “um programa que gostaria que não fosse indiferente às pessoas”, em que terá convidados e que se estreará “em Setembro ou Outubro”, na iminência das legislativas. “Este é um ano politicamente muito rico, mas vivemos tempos conturbados independentemente de termos ou não eleições”, disse Moniz aos jornalistas.

As novidades foram englobadas por Sérgio Figueiredo no “objectivo de liderar as audiências televisivas por cabo e nas plataformas digitais”. “Sem ambiguidades”. Uma “nova estrutura de programação” com uma “aposta na economia como área fundamental”, e a vontade de mais “interactividade” e de “apagar a fronteira clássica entre produtores e consumidores de informação”. Na TVI24 vai “nascer um jornal de referência que tem características pioneiras” com José Alberto Carvalho, Judite de Sousa, Pedro Pinto e Cristina Reyna no horário nobre.

No evento, foi também revelado o novo TVIPlayer – “não lhe chamem um projecto digital. É um projecto de televisão”, vincou o coordenador da área digital do canal, Ricardo Tomé, que já tinha desenvolvido nos canais públicos as plataformas RTP 5i e RTP Play. A TVI à medida do universo mobile e dos múltiplos ecrãs em que se consome televisão, um serviço e uma aplicação que junta o vídeo on demand (em que, a partir desta quinta-feira, é possível ver toda a programação dos últimos 30 dias do canal), a emissão em directo e conteúdos exclusivos para computador, smart phones, Playstation e dispositivos móveis com sistema Android ou iOS (Apple).

A orientação apresentada a parceiros, agências e jornalistas contou com as chamadas “caras do canal” na plateia, de Cristina Ferreira (também directora de conteúdos não-informativos) a José Alberto Carvalho, passando por Alexandra Lencastre, a modelo e actriz Ana Sofia Martins, o comentador Marcelo Rebelo de Sousa ou a apresentadora Fátima Lopes – que, com o psicólogo Eduardo Sá, vai ter um programa sobre amor e sexo, por exemplo.  

Sugerir correcção
Ler 3 comentários